8 aplicativos para ajudar no controle financeiro empresarial

8 aplicativos para ajudar no controle financeiro empresarial

Conforme o mundo se globaliza, desenvolve e moderniza, a competitividade entre as organizações se torna cada vez mais forte. Por isso, não existe espaço para uma empresa sem um controle financeiro empresarial eficaz.

Esse termo consiste na utilização de técnicas, ferramentas e estratégias para controlar as receitas, despesas e o patrimônio de uma empresa. Realizá-lo permite que os gestores detenham uma visão real e transparente da situação do negócio, aprimorando suas tomadas de decisões e garantindo o desenvolvimento saudável da empresa.

Portanto, continue a leitura do texto e descubra os motivos para manter o controle financeiro empresarial da sua companhia e, ainda, 8 aplicativos que podem ajudar nessa empreitada. Boa leitura!

Como a tecnologia auxilia no controle financeiro empresarial

A tecnologia é uma grande aliada do ser humano em diversos aspectos da vida pessoal e profissional. No comércio, ela tornou todo o mercado mais competitivo ao aumentar a eficácia da gestão empresarial, oferecendo ótimos sistemas eletrônicos de gestão financeira.

Porém, a implementação dessa tecnologia não deve ser vista como um custo para a empresa, pois trata-se de um projeto com excelente retorno financeiro a curto prazo, trazendo benefícios, como:

  • redução dos custos: minimiza os gastos com recursos financeiros e humanos, economia que pode ser reaplicada em projetos da empresa;

  • otimização dos resultados: potencializa a produtividade dos colaboradores;

  • melhoria na comunicação com o cliente: oferece ferramentas mais fáceis de comunicação com o cliente;

  • flexibilização da empresa: adquire a habilidade de se adaptar às mudanças do mercado;

  • regularização: os aplicativos estão atualizados quanto às novidades das normas fiscais.

 

Além disso, conforme a empresa ganha espaço no mercado, mais numerosas e extensas se tornarão suas contas, cálculos, demanda e outros fatores a serem calculados — tornando a tarefa inviável de ser feita manualmente.

Eis que o uso de um sistema de gestão se torna um requisito para o sucesso empresarial de organizações de qualquer ramo e tamanho.

Nos tópicos abaixo, apresentamos 8 aplicativos que auxiliarão o gestor no controle financeiro empresarial. Confira:

1. GuiaBolso

Esse aplicativo se destaca pelo grande número de funções que são automatizadas, pois disponibiliza gratuitamente a sincronização de lançamentos de sua conta-corrente com os dados da empresa, requisitando apenas que seja informado os dados da conta bancária online.

Em menos de 2 minutos, as despesas da companhia serão lançadas automaticamente e categorizadas, tornando mais simples a organização das finanças e a sua visualização pelo gestor.

Outra funcionalidade é o acompanhamento e manejo das demais transações bancárias que serão extraídas do GuiaBolso, possibilitando criar e excluir categorias, alterar nomes, descrições, hashtags, entre outros.

A ferramenta permite, ainda, adicionar metas para cada uma das categorias criadas, pois seu sistema acompanhará de forma automática o seu progresso no alcance delas, sendo útil na identificação de gastos e definição de objetivos. Esse software está disponível para os dispositivos móveis dotados de Android e iOS.

2. MoneyWise

Essa ferramenta é ideal para controlar as despesas financeiras da sua organização, pois é um dos melhores aplicativos para o monitoramento de orçamentos. O gestor pode criar orçamentos e monitorar o fluxo de caixa da empresa, não deixando que ultrapasse o limite estipulado.

São várias as configurações que podem ser atribuídas ao orçamento. Por exemplo, ele pode ser quinzenal, semanal ou mensal e pode-se atribuir etiquetas para as categorias de gastos, como estoque, impostos, transporte, armazenamento, aluguéis, recursos humanos, etc.

O modo de visualização também é simples e de fácil entendimento: são gerados diferentes gráficos e filtros que expõem uma visão geral dos padrões de gastos.

O MoneyWise está disponível em português para sistemas Android, tem proteção por senha e opera em todas as moedas (real, dólar, euro, etc). Também é possível exportar os relatórios para o Excel e visualizá-los na tela de um computador de mesa ou notebook.

3. Expensify

O objetivo principal do Expensify é manter as finanças da empresa atualizadas, registrando automaticamente o que foi vendido e comprado. É a escolha ideal para os gestores que não têm tempo para organizar suas contas. Entre as suas principais funcionalidades, estão:

  • importar registros bancários de seu internet banking;

  • digitalizar recibos;

  • estipular categorias para despesas;

  • converter valores em diferentes moedas;

  • editar entradas de dados;

  • adicionar comentários.;

  • entre outras funções, se optar pela versão paga.

 

Mesmo quando o responsável pelo controle das finanças não está disponível ou presente na empresa, o aplicativo permite que outros usuários adicionem notas ou insiram dados manualmente. O Expensify é gratuito, simples de usar, funciona sem internet e está disponível para o iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry.

4. Minhas Finanças

Atualmente disponível para dispositivos Android, essa ferramenta é bastante completa e uma ótima escolha para quem trabalha como profissional autônomo. O Minhas Finanças traz acompanhamento do fluxo de caixa, das despesas, receitas, transferências e saldo da conta-corrente.

As despesas já se encontram categorizadas e permite a consulta de gastos por dia da semana, finais de semana, dias úteis, parcelamentos, fixos, etc. Também já estão presentes as contas previamente nomeadas como “Minha conta-corrente” e “Minha poupança”, porém essas nomenclaturas podem ser facilmente alteradas.

5. Mobills

O Mobills é um instrumento que vai além do controle das contas da organização, pois entre suas funções está a de auxiliar o gestor na definição de metas e objetivos, possibilitando o acompanhamento das finanças por gráficos.

A ferramenta pode ser utilizada em Android e iOS e possui uma versão paga e grátis. Nessa última, é possível criar contas, cadastrar cartões de crédito e visualizar as movimentações, porém há um limite de até 10 lançamentos.

6. Debt Payoff Pro

O objetivo desse aplicativo é controlar seus créditos bancários, impedindo que o acúmulo de dívidas comprometa o desenvolvimento da sua empresa. Ele organiza a vida financeira indicando as parcelas mínimas de todos os empréstimos, até o momento da quitação, evitando que a companhia arque com juros ou multas.

7. Finanças Pessoais

Acessível pelo Android, esse instrumento possui uma versão completa com inúmeras funcionalidades, porém paga, e uma versão básica gratuita. Ao optar pela mais simples, há a possibilidade de cadastrar até 2 contas, organizar e nomear categorias de acordo com o perfil das contas (existe um limite de categorias a serem criadas).

O Finanças Pessoais realiza o acompanhamento das despesas por meio de gráficos pizza. Os lançamentos são separados de acordo com seu peso e importância nas finanças. A ferramenta permite, ainda, estipular metas para despesas e objetivos em geral.

8. Pipedrive

Fiscalizar todo o fluxo de vendas de uma organização não é uma tarefa simples, pois é necessário que os dados sejam precisos, claros e atualizados rapidamente para que o gestor tenha uma visão ampla e real dos acontecimentos dentro da empresa.

O aplicativo existe somente na versão paga, sendo de U$ 9 mensais para cada membro da equipe de vendas. O seu objetivo principal é aprimorar a gestão de vendas e, por isso, ele exibe na tela todas as etapas das comercializações por meio do funil de venda, desde a apresentação do produto ao cliente até a entrega em suas mãos.

Há a possibilidade de estipulação de metas, que emite um alarme sonoro todas as vezes que elas não são alcançadas. Também é exibido todo o histórico de negociação em uma linha de tempo e o número de vendas de produtos específicos. Isso possibilita o controle individual de cada um dos vendedores

Os aplicativos de controle financeiro empresarial são essenciais para a gestão das finanças de companhias de pequeno, médio e grande porte. A tecnologia automatiza tarefas, reduz as chances de erros e traz eficiência e rapidez para a organização, sem custos ou por um baixo valor.

Gostou do conteúdo? Que tal deixar um comentário no post sobre o assunto? Esperamos você

Sobre o autor

Fazenda Contabilidade

Com mais de 40 anos de história, a Fazenda Contabilidade é uma empresa tradicional. Mas tradição não é olhar para trás e se manter preso ao passado. É ter conhecimento e segurança para que os próximos passos sejam dados com firmeza. É a história de quem sempre inovou e vai continuar inovando, para atender cada vez melhor aos seus clientes. A Fazenda é uma assessoria empresarial completa, com um time de profissionais de diversas áreas que, juntos, vão cuidar de todos os processos da sua empresa. Com a tradição de quem inova há mais de 40 anos, temos o know-how e a qualidade necessários para ser seu melhor parceiro de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This