Como competir no mercado com grandes lojas varejistas? Descubra!

Como competir no mercado com grandes lojas varejistas? Descubra!

Um dos maiores questionamentos de empreendedores é saber como competir no mercado cada vez mais competitivo. O crescimento das grandes redes de supermercados acaba assustando um pouco o empresário que tem um pequeno comércio na mesma região e área de atuação.

De fato, essas empresas que têm um tempo maior no mercado, bem como uma clientela já formada, podem ter algumas vantagens sobre mercados menores. Entretanto, existem alguns pontos em que você pode investir para conseguir se destacar dentre essas grandes redes.

É justamente sobre isso que vamos tratar neste artigo. Hoje, você descobrirá como competir no mercado, mesmo com a presença dessas grandes lojas varejistas. Confira!

Focar em áreas específicas

Você já percebeu que, em grandes redes de comércio varejista, como supermercados, alguns departamentos deixam muito a desejar? Alguns dos exemplos em que esses estabelecimentos não conseguem oferecer produtos com eficiência são:

  • hortifrúti;
  • açougue;
  • padaria.

Isso ocorre por um motivo simples, geralmente, essas empresas adquirem produtos de um mesmo grupo de fornecedores para atender a todas as lojas espalhadas pelos quatro cantos do Brasil.

Como são alimentos que, além de prazo de vencimento muito apertado, geralmente, também costumam perder a qualidade com o passar do tempo, é muito comum ver que frutas, verduras, carnes e até mesmo pães ficam com um aspecto um pouco estranho quando chegam ao estabelecimento.

Isso sem mencionar o tempo que o mesmo produto fica estocado, esperando que algum cliente apareça para levá-lo. De modo algum, estamos questionando a qualidade desses alimentos, o fato é que você, com um comércio local, podem conseguir produtos mais acessíveis e que chegam ao seu estabelecimento mais frescos e atrativos para os clientes.

Pesquisar benefícios fiscais exclusivos para pequenos varejistas

Outro ponto que é muito importante de avaliar são os benefícios fiscais destinados apenas às pequenas empresas. Além daqueles que são exclusivos para determinados tipos de empresa ou dos que reduzem a carga tributária para alguns produtos, também é possível utilizar alguns benefícios que somente empresas pequenas podem obter.

Estamos tratando do tipo de empresa que você abrirá. Geralmente, grandes estabelecimentos podem ter cargas tributárias muito elevadas. Ao contrário, você pode optar por um regime de tributação mais brando, caso a Lei permita.

Isso possibilitará que a sua empresa tenha uma boa margem para reduzir o preço de venda de alguns produtos, bem como investir em outras áreas que mencionaremos em outros itens deste artigo.

Criar diferenciais

Uma das coisas que atraem os clientes a um estabelecimento, sem dúvidas, é o seu diferencial. Esse termo pode parecer muito subjetivo, pois, cada empresa vive uma realidade diferente, com dificuldades muito particulares.

Entretanto, você, enquanto empresário do ramo varejista, tem mais chances de conhecer o seu público que aqueles que são donos de grandes centros e, consequentemente, poderá ter ideias para oferecer como diferenciais às pessoas da sua localidade.

Investir no atendimento, conforto e comodidade para os clientes

Um dos principais diferenciais dos grandes estabelecimentos varejistas é o conforto e comodidade que eles podem oferecer e, de fato, isso é algo de extrema importância para quem deseja captar mais clientes e tornar o seu negócio competitivo.

Porém, isso não significa que você precisará gastar rios de dinheiro com estrutura que ofereça o mesmo grau de conforto que outros grandes estabelecimentos. É possível fazer isso de outra forma, investindo em atendimento aos seus clientes.

Além disso, também é importante que você busque melhorar o ambiente do seu estabelecimento, oferecendo climatização, principalmente, em cidades que são muito quentes em determinadas épocas do ano, e um local limpo, arejado e agradável.

Para tanto, não é necessário investir grandes quantias em estruturas gigantescas, como a maioria dos grandes centros, mas, sim, algo condizente com a sua realidade e que seja bem visto pelos seus clientes.

O foco principal desse item será a qualidade no atendimento. É muito comum vermos colaboradores de grandes comércios que atuam com certo grau de apatia e, até mesmo, falta de respeito.

Você pode disseminar em sua loja uma cultura de contribuição, simpatia e respeito entre os seus funcionários e os clientes. Dessa forma, adaptando o ambiente para tornar-se mais confortável para seus clientes e investindo em atendimento de qualidade, sem dúvidas, sua empresa terá um grande diferencial das demais.

Criar uma personalização de acordo com a região

Geralmente, os grandes centros têm uma preocupação enorme em padronizar e uniformizar todas as suas operações. Afinal, é muito difícil gerenciar dezenas e, até mesmo, centenas de lojas se cada uma tivesse a sua identidade própria.

Dessa forma, esse ponto pode surgir como um grande benefício para a sua empresa. Isso porque os grandes centros dificilmente serão personalizados para atender às necessidades da região específica em que estão inseridas.

Portanto, você pode utilizar isso como um benefício e passar a oferecer produtos e atendimento mais personalizado ao público que pretende atingir. Você pode, por exemplo, oferecer um produto que é muito bem aceito pela sua região e que comércios maiores não comercializam.

Isso também é muito bom para aqueles estabelecimentos que vendem, além dos produtos convencionais, algum que seja exclusivo ou de produção própria. Como o cliente deverá se dirigir à sua loja para adquiri-lo, é muito provável que ele já aproveite a oportunidade para comprar outros itens de necessidade. Portanto, oferecer produtos mais personalizados pode fazer com que outros itens do seu estoque sejam movimentados.

Esse ponto é um complemento da criação de diferenciais. Como você deverá conhecer a fundo as características dos seus potenciais consumidores, não será complicado estabelecer padrões de atendimento, produtos e procedimentos em seu estabelecimento. Dessa forma, certamente, você terá uma grande vantagem sobre as grandes redes varejistas.

Agora que você já sabe como competir no mercado com grandes estabelecimentos varejistas, comece a estudar estratégias e formas de aplicar cada uma dessas dicas em sua empresa. Com o passar do tempo, você verá que estará competindo frente a frente com grandes redes em determinadas áreas.

Gostou do artigo de hoje? Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar a este post? Então, deixe um comentário logo abaixo. Sua opinião é muito valiosa para nós.

Sobre o autor

2 Comentários

  1. Achei muito válido… Mais como posso fazer algo estratégico sem muito investimento… O mercado tem 20 anos , porém admistrado por pessoas mais velhas e caiu na zona de conforto, e perdemos muito clientes e quero muito dar a volta por cima e sim fazer nosso melhor… Qual sua melhor dica …
    Grata de sua atenção, aguardando retorno
    Angela Ferraz

    Responder
    • Fazenda Contabilidade

      Boa tarde, Ângela! Tudo bem?

      Enviamos uma resposta para seu e-mail. Dê uma olhada na sua caixa de entrada.

      Equipe Fazenda Contabilidade.

      Responder

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