Dicas essenciais para contratar o funcionário certo para cada vaga

Dicas essenciais para contratar o funcionário certo para cada vaga

Você sabe o que turnover? E mais: sabe qual a relação entre essa expressão e o recrutamento de pessoas? Se não, fique calmo que vamos explicar tudo a você. Inclusive, entender a relação entre esses termos será fundamental para você saber como contratar funcionários para sua empresa.

A contratação é um processo que gera custos ao empreendedor — e a demissão acarreta ainda mais despesas. Assim, se você não quer ter seu fluxo de caixa comprometido, tenha em mente que contratar funcionários de maneira eficiente é sinônimo de redução de gastos.

Pensando nisso, trouxemos, neste artigo, dicas essenciais para você aprender a contratar o colaborador certo para cada vaga. Acompanhe!

Priorize a saúde financeira do seu negócio

Para esclarecer de uma vez por todas: turnover é uma expressão usada pelos profissionais e empresas de recursos humanos que mensura a taxa de rotatividade de contratações e demissões de uma empresa ou setor empresarial.

Uma matéria publicada em fevereiro de 2018 pelo Diário do Comércio, Indústria & Serviços aponta que a média nacional de movimentação da mão de obra no segmento do comércio é uma das mais altas no Brasil, chegando a 6,17, em uma escala de 0 a 10.

De acordo com a mesma reportagem, isso acontece por vários fatores, que incluem a ausência de uma perspectiva de crescimento profissional, quantidade de horas trabalhadas em comparação às condições de trabalho e descomprometimento da empresa com comissões.

Portanto, encare a contratação de funcionários como um investimento em longo prazo, dando a ela a devida atenção e despendendo o tempo que for necessário. Considere que só assim você já terá meio caminho andado!

Identifique os cargos de sua empresa

É importantíssimo delimitar quais tarefas são de responsabilidade de cada pessoa. Por vezes, os funcionários são direcionados a cumprir várias demandas que encobrem serviços que não fazem parte de sua função.

Converse com a equipe e receba dela feedbacks em relação ao grau de satisfação que ela tem em suas atividades diárias. Verifique as potencialidades de seus talentos e pense em maneiras de explorá-las, para que tragam ainda mais resultados.

Se sua equipe estiver satisfeita, você já terá criado um ambiente favorável para novos membros que vão incorporar o mesmo bem-estar dos funcionários antigos. Além disso, saberá exatamente quais as tarefas que o novo contratado deverá desempenhar. Ou seja, terá construído o perfil básico de atribuições para sua vaga.

Anuncie sua vaga

Os serviços online facilitam muito essa tarefa. Existem plataformas como o LinkedIn e o Indeed, que possibilitam o contato entre contratantes e profissionais interessados.

Você também pode criar uma aba em seu site com o botão “Trabalhe Conosco”, pelo qual as pessoas que se identificam com os valores da sua empresa poderão se cadastrar automaticamente— e você não fará nenhum esforço para isso.

Publicar a vaga em jornais de circulação local e pedir indicações à sua rede de amigos e parceiros também são opções valiosas. No primeiro caso, surgirão interessados que moram próximo da empresa e, no segundo, candidatos que apresentam um perfil bastante equivalente com a vaga poderão ter acesso a ela.

Trace o perfil desejado

Você já sabe quais as demandas práticas da empresa. Agora, basta saber qual o melhor perfil de pessoa para executá-la. Confira, abaixo, alguns padrões de perfil e como eles tendem a atuar no ambiente empresarial.

Comunicativo

Profissional que tende a se destacar na comunicação com pessoas. Precisa de um espaço para ter liberdade criativa e funciona muito bem com metas e pressão. É o tipo de perfil que está sempre em busca de novos desafios e faz de tudo para obter sucesso neles.

Introspectivo

É o perfil de profissional ideal para cumprir funções administrativas ou financeiras, que exigem atenção aos detalhes e foco. Tende a planejar melhor as estratégias e, com isso, gerar bons resultados.

Líder

O profissional com perfil de liderança sabe promover a integração da equipe e delegar bem as tarefas. Sabe encontrar alternativas rápidas e criativas e reforçar o sentimento de equipe.

Executor

Vai receber as tarefas a ele delegadas e cumpri-las com eficácia e dentro do prazo. Caso discorde de algo, saberá dizer no momento e à pessoa certa, de maneira a contribuir para uma melhor estratégia.

Faça as entrevistas você mesmo

Para fazer boas entrevistas, atente aos dois pontos a seguir!

Estabeleça empatia

Hoje em dia, a relação entre entrevistado e entrevistador não é mais de hierarquia, na qual o entrevistador está em uma posição de superioridade.

Isso porque, da mesma maneira que a empresa busca preencher uma vaga com um profissional qualificado, o entrevistado disponibiliza seu tempo para avaliar se quer ou não fazer parte daquela empresa. Trata-se de uma via de mão dupla!

Procure deixar o candidato à vontade, ofereça café, conte uma história de superação que o faça ver seu lado humano… Assim, você o libera do estresse do teste, fazendo com que a conversa flua com mais naturalidade e, melhor, com mais verdade!

Seja transparente e ético

Procure não se atrasar, seja sincero nos feedbacks e leia o currículo com antecedência. Mostre que você se preparou para aquele momento e que o candidato à sua frente é importante.

Se o perfil dele for bom, mas inadequado à vaga, diga isso a ele. Se você prometeu um retorno o dia seguinte, telefone. Transparência é tudo para que esse candidato queira participar de processos seletivos futuros ou simplesmente compre a ideia da sua marca como uma empresa de confiança. 

Prepare o ambiente para receber o novo profissional

Não há frustração maior para um novo funcionário do que chegar à empresa que escolheu para trabalhar e encontrar um cenário desorganizado, sem propósitos consistentes e sem saber ao certo o que deve fazer.

Apresente-o à equipe e também apresente a equipe a ele, dizendo nomes e atribuições, tempo de empresa, relações hierárquicas etc., para que ele entenda bem seu lugar.

Tenha também um planejamento detalhado das tarefas que ele deve executar — e como ele deve fazer isso — nos próximos dias, semanas e meses, com as devidas metas que você espera que ele alcance.

Inclua nessa programação um prazo para uma nova conversa, para que ele tire as dúvidas acumuladas no processo e você possa dar feedbacks sobre o trabalho executado no período.

Trabalhe incentivos para a equipe

Essa dica é valiosa para que você complemente o processo de contratação. Lembra-se do turnover lá do início do texto? Pois, então, mantenha sua equipe integrada e motivada.

Ao elaborar metas, sejam elas de aumento de faturamento, sejam de organização interna, ou até mesmo de fidelização de clientes, apresente os resultados com frequência. Estipule premiações, bonificações, folgas, promoções ou o que achar mais conveniente e possível para mantê-los sempre ativos e querendo mais!

Você viu como contratar funcionários é uma tarefa demorada, mas essencial para a saúde sua empresa? Se você não tiver tempo para realizar todo esse processo, não o ignore: conte com os serviços de uma empresa especializada no assunto!

Este artigo ajudou você a encontrar as soluções que procurava? Então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a contratarem funcionários de maneira eficiente!

Sobre o autor

Fazenda Contabilidade

Com mais de 40 anos de história, a Fazenda Contabilidade é uma empresa tradicional. Mas tradição não é olhar para trás e se manter preso ao passado. É ter conhecimento e segurança para que os próximos passos sejam dados com firmeza. É a história de quem sempre inovou e vai continuar inovando, para atender cada vez melhor aos seus clientes. A Fazenda é uma assessoria empresarial completa, com um time de profissionais de diversas áreas que, juntos, vão cuidar de todos os processos da sua empresa. Com a tradição de quem inova há mais de 40 anos, temos o know-how e a qualidade necessários para ser seu melhor parceiro de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This