Como os Supermercados Gabi cresceram com apoio da Fazenda Contabilidade

Como os Supermercados Gabi cresceram com apoio da Fazenda Contabilidade

O ano era 2014. Em outubro, os Supermercados Gabi faziam parte da legião de varejistas que começava a sentir os primeiros efeitos da crise econômica. Então, a escolha pelo regime tributário Lucro Real forçou a empresa a buscar na Fazenda Contabilidade uma solução para suas novas demandas.

Por um lado, havia o desafio de voltar a crescer em uma economia que já começava a patinar. De outro, estava a necessidade de se ajustar rapidamente à nova tributação. Pode-se somar, ainda, um terceiro fator: a alta rotatividade dos colaboradores. Como você pode perceber, não eram poucos nem pequenos os obstáculos a serem superados.

Com muito trabalho, seriedade e comprometimento, porém, os resultados foram mudando pouco a pouco. Na sequência, veja a continuidade e o desfecho dessa história de sucesso!

Qual era o panorama supermercadista em 2014?

Em outubro de 2014, o assunto mais comentado pelos brasileiros não era outro além da reeleição de Dilma Rousseff à presidência da República. Após superar o tucano Aécio Neves com uma margem apertada no segundo turno, ela viria a governar o país até agosto de 2016.

Como conclusão do processo de impeachment aberto em 2015, houve a cassação do mandato presidencial. Nesse mesmo período, o setor supermercadista viria a amargar uma de suas fases mais difíceis.

De outubro de 2014 a 2015, foram oito meses seguidos de retração da área — que só voltaria a registrar um balanço positivo em março de 2016. Os efeitos da recessão se fizeram sentir no segmento que é um dos termômetros da economia. Os números são da Abras, a Associação Brasileira de Supermercados.

É nesse contexto que os Supermercados Gabi lutavam para prosperar, junto a seus oito abnegados colaboradores.

Como os Supermercados Gabi se tornaram parceiros da Fazenda Contabilidade?

Empurrados pelos ventos da mudança, os gestores dos Supermercados Gabi passaram a ser tributados pelo regime Lucro Real. Embora considerado mais justo pela classe contábil, já que considera apenas os lucros, trata-se do regime mais burocrático dos três elegíveis.

Portanto, a parceria com a Fazenda Contabilidade foi motivada por essa mudança significativa, já que a então parceira contábil não trabalhava com o Lucro Real. Após uma consulta com outros gestores de supermercados da região de Curitiba, um deles indicou a Fazenda, que executa e planeja ações considerando todos os regimes tributários.

Mas não podemos ignorar que, naqueles tempos, o país já estava fragilizado economicamente. A crise institucional no Governo só viria a se agravar…

De que forma a Fazenda Contabilidade colaborou?

Embora muitos digam que crises representam oportunidades de crescimento, é preciso considerar que nem todos estão preparados para extrair lições de momentos difíceis. Na verdade, a maioria acaba mesmo é ficando no meio do caminho, como mostra um levantamento da Corporate Consulting.

De acordo com o estudo, a última década deve registrar o maior número de falências da História no Brasil. Só em 2018, foram 948 processos abertos (o maior índice desde 2008). Em meio a essa quase “década perdida”, a parceria entre ambas as empresas, Gabi e Fazenda, se firmou e se consolidou.

Desde o início, o objetivo era não só cuidar da parte fiscal, mas incrementar todas as rotinas do setor de RH. Como já abordado, os Supermercados Gabi padeciam do mesmo mal que aflige o setor supermercadista: o elevado turnover. Pouco a pouco, com muita persistência e o respaldo das lideranças da empresa de varejo, os bons frutos começaram a ser colhidos.

Quer resultados foram alcançados pela parceria?

Além da maior burocracia imposta pelo regime Lucro Real e da própria falta de experiência da rede com a nova forma de tributação, o fato é que havia uma conjuntura desfavorável. Não é segredo para ninguém que uma economia instável gera desemprego, que ocasiona um menor consumo — que, por sua vez, alimenta as taxas de desocupação.

Tudo isso não passou despercebido pelos gestores dos Supermercados Gabi, que detectaram na alta rotatividade uma de suas fontes de prejuízo. Dessa forma, em uma iniciativa planejada, a empresa estruturou todo um plano de carreira para seus colaboradores.

A principal ação implementada foi de incentivo. Assim, todo funcionário que completasse cinco anos de casa passava a receber um bônus equivalente a 50% do seu salário-base. Essa medida foi responsável pela redução do turnover na empresa, mas, por motivos de confidencialidade, não é possível divulgar os dados.

O que se pode dizer é que a rede adotou uma mentalidade voltada para a inovação hoje em dia, como prova a contratação de gerentes alinhados a essa concepção de negócio. Se o número de funcionários não chegava a dez no ano de 2014, em 2019 os Supermercados Gabi contam com uma equipe motivada e treinada de 36 profissionais.

Quais são as expectativas para o futuro?

A redução da rotatividade, junto ao controle de processos e à gestão de RH voltada à valorização de pessoas, aumentou a lucratividade (sendo que os bons resultados vieram naturalmente). Felizmente, os gestores dessa hoje próspera empresa varejista perceberam a tempo que não há como superar as adversidades sem valorizar o ser humano.

Trata-se de um princípio que a Fazenda Contabilidade compartilha desde o início de sua trajetória. Há mais de 40 anos, a empresa é guiada por valores éticos inegociáveis. Essa postura pode ser comprovada pela própria indicação que recebemos de um supermercado, quando procurado pelos gestores da Gabi lá em 2014.

Alinhada a esses valores, a atual liderança da rede de supermercados fez por outras empresas o que fizeram por ela há cinco anos, indicando nossos serviços. Não há prova mais definitiva do sucesso de uma parceria do que receber uma indicação.

De olho nas lições do passado, focados no dia a dia e planejando o futuro, os Supermercados Gabi e a Fazenda Contabilidade consolidam sua parceria com perspectivas de longevidade. É assim que trabalhamos, sempre atuando em colaboração para que possamos crescer e aprender juntos. Só assim os momentos de crise podem ser efetivamente transformados em oportunidades.

Seu negócio pode fazer parte dessa trajetória bem-sucedida. Faça contato conosco agora mesmo e entre para o time das empresas que crescem com solidez!

Sobre o autor

Fazenda Contabilidade

Com mais de 40 anos de história, a Fazenda Contabilidade é uma empresa tradicional. Mas tradição não é olhar para trás e se manter preso ao passado. É ter conhecimento e segurança para que os próximos passos sejam dados com firmeza. É a história de quem sempre inovou e vai continuar inovando, para atender cada vez melhor aos seus clientes. A Fazenda é uma assessoria empresarial completa, com um time de profissionais de diversas áreas que, juntos, vão cuidar de todos os processos da sua empresa. Com a tradição de quem inova há mais de 40 anos, temos o know-how e a qualidade necessários para ser seu melhor parceiro de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This