Como perceber que é a hora de trocar de contador? Entenda!

Como perceber que é a hora de trocar de contador? Entenda!

Trocar de contador não é fácil, considerando que se trata de um serviço de altíssimo valor agregado e que todo recomeço nem sempre tem um processo tranquilo de adaptação. No entanto, há casos em que a relação não caminha bem, erros começam a ocorrer com frequência e o negócio passa a ser prejudicado.

Portanto, caso você esteja pensando em dar um ponto final no contrato de trabalho entre a sua empresa e o atual contador, não deixe de ler este artigo. Apresentaremos nos próximos tópicos como identificar se é necessária uma mudança e, claro, a melhor alternativa na hora de contratar um novo profissional. Acompanhe!

Como saber que está na hora de trocar de contador?

Erros constantes nas documentações

Um contador nunca trabalha sozinho, até mesmo quando é o único especialista. Ao seu lado sempre estão uma série de documentos indispensáveis para os processos, como a apuração de impostos, pagamento de tributos e prestação de contas — notas fiscais, Balanços Patrimoniais e DREs são alguns exemplos.

Quando esses documentos passam a ser enviados contendo erros, falhas ou inconsistências, expõem sua empresa à mão pesada do fisco, podendo gerar multas e penalidades que custam muito caro.

Perda de prazos

Outro erro que a Receita Federal não alivia de forma alguma é a perda de prazos. Assim, contadores que esquecem dos prazos determinados por lei para cumprimento das obrigações tributárias sinalizam, no mínimo, falta de organização.

Se o lapso for um caso isolado, não chega a ser um problema. Contudo, se essa atitude se repete, pode ser que o profissional já não esteja tão interessado em manter a parceria.

Profissional pouco qualificado

Não é só nas tarefas de rotina que um profissional se revela pouco interessado ou aquém do que se deseja. A contabilidade de hoje é, sobretudo, estratégica, e isso exige do contador elevado grau de especialização e senso crítico aguçado.

A velha escola só é uma boa referência quando se trata dos princípios éticos e morais da profissão que, na verdade, nunca saem de moda. Hoje, o contador precisa estar sempre atualizado, e isso implica em pensamento analítico e muita intimidade com a tecnologia.

Se o seu atual não reúne essas características, pode ser a hora de trocar de contador.

Cobranças extras

Você e seu contador têm um contrato. Nele, devem estar previstos valores de honorários, quais serviços serão prestados, prazos e outras informações pertinentes. 

Acontece que, em alguns casos, há contadores que se sentem no direito de realizar cobranças excessivas, que estão fora do contrato. Esse tipo de atitude pode indicar que esse profissional não respeita acordos. No futuro, esse comportamento pode se desdobrar em procedimentos antiéticos e até em fraudes. Portanto, fique de olho!

Defasagem tecnológica

O contador moderno precisa ter uma relação muito próxima com a tecnologia. A internet das coisas e a Transformação Digital já chegaram na contabilidade, e o profissional que não estiver pronto para lidar com os seus conceitos não será capaz de apresentar bons resultados.

Quais são os principais diferenciais da Fazenda Contabilidade?

Agora que você sabe enumerar os sinais que indicam a necessidade de mudança, veja os fatores que devem ser considerados ao escolher uma nova parceria contábil. Todos eles fazem parte do currículo robusto do Fazenda Rio Grande, uma das maiores referências em serviços contábeis no Sul do Brasil.

Amplo leque de serviços

Não dá para ficar só no “feijão-com-arroz” quando se trata de prestar apoio nos assuntos fiscais. Quanto mais amplo for o leque de serviços, mais versatilidade sua empresa terá para lidar com o complexo sistema tributário brasileiro. Nesse aspecto, o Fazenda Rio Grande se destaca em:

  • planejamento tributário;

  • planejamento estratégico;

  • consultoria financeira e em RH;

  • formatação e processos;

  • assistência técnica em TI;

  • marketing e publicidade.

Tradição e longa experiência

Muitas vezes, a frustração com os serviços de um contador têm relação com a falta de referências antes de confirmar sua contratação. Escritórios ou profissionais de reputação desconhecida representam um risco, ainda mais se considerarmos que lidam com dados sigilosos.

Em vista disso, o Fazenda Rio Grande é, certamente, uma referência indiscutível, em virtude dos seus 40 anos de bons serviços prestados na cidade homônima e em Curitiba, capital do Paraná.

Sistemas tecnológicos atualizados

Como explicamos, hoje, a tecnologia e a contabilidade caminham juntas. Nesse quesito, o Fazenda Rio Grande também se destaca! Prova disso está na sua equipe de assessoria técnica em Tecnologia da Informação.

Quais são os principais passos para trocar de contador?

Antes de trocar de contador, devem ser seguidos procedimentos para que ambas as partes saiam com seus direitos e deveres contemplados. Veja a seguir os principais deles: 

Formalização do cancelamento dos serviços

Um distrato tem a mesma importância de um contrato de prestação de serviços. Ou seja, na hora de formalizar o fim da parceria, sua empresa deve se resguardar com o documento que comprova o término da relação de trabalho nos termos legais.

Transferência das responsabilidades  

Todo contador trabalha no regime de responsabilidade solidária. Isso significa que ele é tão responsável quanto você por eventuais erros, ou por agir com má-fé em nome da sua empresa. Portanto, ao contratar uma nova empresa contábil, certifique-se de que a transferência de responsabilidade atende aos preceitos determinados pelo Código Civil.

Levantamento de regularidade

Quando age com má-fé, o contador pode levar uma empresa a ficar em débito com os órgãos do governo. Sendo assim, não troque de profissional sem antes fazer um levantamento completo de todas as certidões.

Comece verificando a situação cadastral da sua empresa na Secretaria da Receita Federal, e não deixe de tirar todas as certidões negativas de débitos federais. Além disso, você também precisará dos seguintes documentos:

  • Certidão Negativa da Justiça Federal;

  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;

  • Certidão de Regularidade Fiscal Estadual;

  • Certidão Negativa de Regularidade do FGTS.

Ficou claro quais são os sintomas de uma relação desgastada, ou de que seu contador já não atende mais às suas necessidades? Lembre-se de que trocar de contador exige todo um planejamento e uma série de medidas para evitar contratempos. Com os cuidados necessários, você protege sua empresa e tem tranquilidade para seguir em frente!

Mude para quem tem credibilidade no mercado e muita experiência, entre em contato conosco agora mesmo!

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This