Consultoria contábil: qual a importância para pequenas empresas?

Consultoria contábil: qual a importância para pequenas empresas?

Afinal, será que a consultoria contábil é importante para uma pequena empresa? Essa é uma dúvida muito recorrente na mente dos empresários que estão iniciando seus negócios. Um empreendimento desse porte precisa de um serviço de contabilidade mais intenso e direcionado?

Para responder a esse e a outros questionamentos acerca do assunto, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos o que é esse tipo de serviço, como funciona e quais são as principais vantagens que ele pode proporcionar a sua empresa. Acompanhe!

O que é a consultoria contábil?

Definindo esse tipo de serviço de forma simples, podemos concluir que se trata de um serviço executado por um profissional ou empresa especialista em contabilidade, que executa os trabalhos de escrituração, geração de tributos, obrigações acessórias e relatórios e demonstrativos, como Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados.

No entanto, a consultoria contábil é um serviço que vai muito além da mera obrigatoriedade de pagar impostos e prestar informações ao fisco. Trata-se de uma ferramenta de gestão que pode contribuir para levar o seu negócio a outro nível de faturamento e geração de resultados.

Quais são os objetivos desse tipo de serviço?

Partindo do conceito que mencionamos anteriormente, podemos afirmar que o principal objetivo da contabilidade é gerar informações para que o empreendedor possa tomar decisões importantes para o seu negócio. Além disso, ela visa manter em dia todas as obrigações ficais, contábeis e trabalhistas da empresa.

Sabemos que as leis que regulamentam as atividades empresariais no Brasil são extremamente amplas e, por esse motivo, é fundamental que você possa contar com a ajuda de profissionais especializados nessas questões, o que é facilmente oferecido por empresas que exploram a atividade de consultoria contábil.

Como ela funciona?

Basicamente, esse serviço funciona da seguinte forma: os profissionais que desempenham a prática contábil trabalham com base nas informações geradas em sua empresa, tais como: registros de compras de produtos e mercadorias, faturamento, contratação de pessoas e empresas, entre outras.

Com base nesses dados, eles fazem o processo chamado de escrituração, ou seja, o registro contábil de todos os documentos gerados em sua empresa no período. Por meio desse processo, são geradas todas as informações necessárias para a apuração de tributos e os relatórios contendo informações valiosas para seu negócio.

Nesse sentido, é importante deixar bem claro que o trabalho da consultoria contábil deve ser feito em conjunto ao contador. Isso é fundamental porque esse profissional precisará enviar toda a documentação que comprove a movimentação mensal da empresa para que a escrituração seja feita de forma correta. Muitos empreendedores, intencionalmente ou acidentalmente, acabam deixando de transmitir dados relevantes para a sua contabilidade.

Como consequência disso, a empresa acaba sendo prejudicada com informações incorretas. Além desse prejuízo gerencial, um empreendimento que oculta dados ocorridos corre grandes chances de ter problemas com os órgãos de arrecadação tributária ou trabalhista — independentemente de a falha ter sido intencional ou se tenha sido decorrente apenas de um esquecimento ou de má gestão de documentos.

Entretanto, ao contratar uma consultoria contábil, você não precisará se preocupar com isso. Os profissionais da empresa especializada orientarão seus funcionários sobre as melhores práticas a serem adotadas para que documentos, dados e informações sejam encaminhados de forma correta, evitando perdas e erros.

Quais são as vantagens competitivas mais importantes?

As vantagens da contratação de uma empresa de consultoria contábil são inúmeras. Entre elas, podemos destacar:

  • escrituração de todos os fatos ocorridos dentro de um período;
  • apuração de tributos;
  • envio de declarações, demonstrativos e outras obrigações acessórias ao fisco;
  • fechamento de folha de pagamento e emissão de guias de recolhimento de tributos trabalhistas;
  • elaboração de demonstrações contábeis
  • geração de relatórios gerenciais.

Apesar de essas vantagens serem muito interessantes, existe outra que a maioria dos empresários não atenta e que faz total diferença naqueles empreendimentos que contam com esse tipo de serviço: o foco no Core Business. Mas, afinal, o que é isso?

O termo em inglês significa “coração do negócio” e nos traz uma interpretação muito profunda. A contratação de uma consultoria contábil possibilita ao empreendedor focar toda a sua atenção e esforços ao que, efetivamente, dá resultados em sua empresa, ou seja: gestão, administração, vendas, relacionamento com pessoas, funcionários, clientes e fornecedores.

Ou seja, ela possibilita ficar atento apenas ao seu negócio, deixando, para quem entende, assuntos relacionados à contabilidade, aos impostos e às questões trabalhistas. Além disso, poderão ser utilizadas as informações geradas por ela para tomar decisões importantes que impactarão positivamente o futuro do seu negócio.

Quando contratar uma consultoria contábil para o seu negócio?

Por fim, a pergunta que fica no ar é a seguinte: qual é o melhor momento para contratar uma empresa de consultoria contábil? A resposta é muito simples e, certamente, depois de ler todas essas informações, você já deve saber qual é: imediatamente.

O ideal é que você conte com esse tipo de serviço desde o início do seu empreendimento, entretanto, se já cometeu o erro de iniciar um negócio sem um bom serviço de consultoria contábil, ainda dá tempo de buscar o profissional ou empresa especializado para readequar o seu negócio para que você também possa gozar de todos os benefícios que foram descritos neste artigo.

O mais importante é ficar claro que, ainda que a empresa seja pequena ou iniciando as atividades no mercado, o serviço de contabilidade especializado sempre será necessário. Os empreendedores que abrem os olhos para essa necessidade têm muito mais chances de testemunhar seus negócios gerarem resultados positivos e, principalmente, crescerem de forma sólida, eficiente e contínua em seu mercado de atuação.

Como você pôde perceber, mesmo em uma pequena empresa, a consultoria contábil pode oferecer benefícios incalculáveis, que vão desde o cumprimento das obrigações que o negócio deverá cumprir até a facilidade da gestão e administração da empresa.

Gostou dessas informações? Então, entre em contato com a Fazenda Contabilidade para saber mais sobre o funcionamento desse tipo de serviço. Nossa equipe está de prontidão para atender a todas as suas necessidades.

Sobre o autor

Fazenda Contabilidade

Com mais de 40 anos de história, a Fazenda Contabilidade é uma empresa tradicional. Mas tradição não é olhar para trás e se manter preso ao passado. É ter conhecimento e segurança para que os próximos passos sejam dados com firmeza. É a história de quem sempre inovou e vai continuar inovando, para atender cada vez melhor aos seus clientes. A Fazenda é uma assessoria empresarial completa, com um time de profissionais de diversas áreas que, juntos, vão cuidar de todos os processos da sua empresa. Com a tradição de quem inova há mais de 40 anos, temos o know-how e a qualidade necessários para ser seu melhor parceiro de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This