Consultoria para licenças: como uma empresa especializada pode ajudar

Consultoria para licenças: como uma empresa especializada pode ajudar

Você sabe o que é uma consultoria para licenças? Entende o papel dessas empresas no desenvolvimento de seu negócio? Sabemos que o correto funcionamento de um negócio envolve uma série de cuidados e obrigações. A legislação brasileira é complexa e estabelece diversos requisitos para que a atividade se desenvolva legalmente.

É nesse cenário que uma consultoria para licenças pode fazer a diferença. Continue a leitura que entender melhor esse serviço, pois, neste material, falaremos um pouco mais sobre esse modelo de consultoria que está se popularizando no cotidiano empresarial.

O que é uma consultoria especializada em licenças?

Seja qual for a área de atuação de sua empresa, é certo que existem regras a cumprir. Segundo o Banco Mundial, o Brasil é o país mais burocrático do mundo, o que significa que há muitos detalhes a serem conferidos antes de colocar a empresa para funcionar.

A consultoria especializada em licenças atua diretamente nesse obstáculo. Essa empresa atua como suporte ao empreendedor, auxiliando na obtenção rápida e segura das autorizações indispensáveis para a operação da organização.

Portanto, o papel da consultoria de licenças é garantir que a empresa atue dentro dos parâmetros legais, mantendo-a em dia com os órgãos fiscalizatórios.

Quais as áreas de atuação desse tipo de consultoria?

Afinal, em quais áreas atuam uma empresa de consultoria para licenças? A resposta é bem simples: em todas. Cada setor da economia tem suas limitações e regramentos. A depender de sua área de atuação, será necessário providenciar diversas documentações e licenças, mas alguns são obrigatórios para qualquer negócio, como:

  • alvará de funcionamento;
  • licença sanitária;
  • licença do Corpo de Bombeiros;
  • licença ambiental.

Destaca-se que as empresas que atuam no ramo alimentício, com produtos químicos, inflamáveis e com medicamentos estão sujeitas a uma fiscalização mais intensa e, por isso, devem se esforçar para manter tudo em dia.

Esses negócios se submetem a regras mais rígidas e complexas e devem providenciar diversas licenças para operarem longe de problemas com os órgãos fiscalizatórios.

Na prática, como essa empresa atua?

Conforme mencionado, a consultoria de licenças atua para garantir que a empresa tenha em mãos todas as licenças necessárias para o seu funcionamento. Dessa maneira, em caso de fiscalização, ela não será penalizada ou impedida de funcionar.

A Fazenda Contabilidade, por exemplo, controla e gerencia todas as autorizações necessárias para o negócio. Para isso, realizamos uma conferência e solicitamos a renovação com antecedência, evitando interdições e suspensões das atividades.

Além disso, fornecemos um apoio interessante no que se refere às vistorias. Em geral, nós antecipamos os procedimentos que serão realizados em seus clientes. A ideia é fazer uma pré-inspeção e garantir que não surjam problemas que inviabilizem ou atrasem a concessão da licença.

Por que contratar uma consultoria para licenças?

Agora que você já compreendeu a função de uma consultoria para licenças, é interessante apresentarmos os benefícios que a contratação desse serviço pode proporcionar ao seu negócio.

É interessante destacar que, em um mercado tão competitivo, as empresas devem primar por uma atuação eficiente e consistente. Por isso, contar com apoio qualificado para lidar com questões mais burocráticas é essencial e permite que o negócio mantenha o foco em sua verdadeira atividade.

Confira as vantagens de se contratar uma boa consultoria para licenças.

Diminui o risco de multas

Você já teve medo de sofrer alguma penalização durante inspeções e fiscalizações do Governo? Essa é uma insegurança comum entre gestores e empreendedores, mas que pode ser superada com apoio especializado.

Quando uma empresa cuida de suas licenças, o risco de multas e outras penalidades é reduzido. Com isso, a organização consegue atuar com tranquilidade e pode se dedicar a desenvolver seus diferenciais no mercado.

Amplia o aproveitamento de oportunidades

Já pensou perder um contrato interessante por não ter um alvará de funcionamento? Para que sua empresa cresça e aumente a rentabilidade, é preciso estar preparada para as oportunidades que aparecem e, por isso, a consultoria para licenças pode ser uma grande aliada.

Em geral, as grandes empresas do mercado só fecham negócios com parceiros que se preocupam com a regularidade fiscal e operacional. Sendo assim, você deve se antecipar e estar com toda a documentação em dia. Caso contrário, será necessário um prazo de 30 a 45 dias para a regularização — um tempo que o contratante pode não estar disposto a esperar, levando-o a procurar outro fornecedor.

Prevê e evita problemas futuros

Contratar uma consultoria para licenças é uma ação preventiva. Ou seja, falamos em um investimento que prevê e evita os impactos negativos de uma desconformidade na situação da empresa.

É sempre bom destacar que a prevenção é a melhor alternativa para os negócios que desejam conquistar rentabilidade, credibilidade e confiança no mercado. Afinal, quem está sempre organizado e atento aos seus deveres evita problemas no futuro, adquire uma imagem positiva e consegue aproveitar boas oportunidades.

Garante o cumprimento total das responsabilidades empresariais

A consultoria para licenças é um serviço que garante o cumprimento total das responsabilidades empresariais. Ou seja, algumas organizações até contam com o apoio de empresas de Contabilidade, mas elas não observam a regularidade e atualidade das licenças e alvarás. Com isso, não é raro encontrarmos negócios que têm deficiências em suas documentações e que, por isso, enfrentam diferentes problemas.

Um exemplo interessante diz respeito à proibição que uma revenda de gás e um varejo funcionem com o mesmo CNPJ. Desde 2007, a Lei 15.636 passou a proibir que supermercados, shoppings e varejistas comercializem produtos inflamáveis, como o gás de cozinha.

Ainda assim, muitas empresas desconhecem essa norma e só descobrem a inconformidade no ato de fiscalizações, ou seja, tarde demais para evitar as multas. Caso ela contasse com o auxílio de uma consultoria especializada, certamente já teria corrigido essa falha.

Conseguiu entender o papel de uma consultoria para licenças? Conforme visto, o serviço prestado por essa empresa especializada é muito importante para o funcionamento das empresas contemporâneas. Afinal, o empreendedor e seus gestores nem sempre dominam todas as regras para o seu setor, o que acaba desencadeando problemas e prejuízos ao negócio.

Quer atuar em regularidade com as normas em vigor? Entre em contato com a Fazenda Contabilidade! Prestamos uma consultoria para licenças completa e eficiente!

Sobre o autor

Fazenda Contabilidade

Com mais de 40 anos de história, a Fazenda Contabilidade é uma empresa tradicional. Mas tradição não é olhar para trás e se manter preso ao passado. É ter conhecimento e segurança para que os próximos passos sejam dados com firmeza. É a história de quem sempre inovou e vai continuar inovando, para atender cada vez melhor aos seus clientes. A Fazenda é uma assessoria empresarial completa, com um time de profissionais de diversas áreas que, juntos, vão cuidar de todos os processos da sua empresa. Com a tradição de quem inova há mais de 40 anos, temos o know-how e a qualidade necessários para ser seu melhor parceiro de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This