Dicas para aprender a separar as contas pessoais das contas da empresa

Dicas para aprender a separar as contas pessoais das contas da empresa

É comum que alguns empreendedores recorram ao caixa da empresa para suprir suas necessidades pessoais. Entretanto, este hábito pode acarretar em resultados frustrantes e improdutivos para a empresa, como uma possível estagnação ou até mesmo o encerramento das atividades por motivo de descontrole financeiro. Para não deixar que o seu negócio caia nesta armadilha, separamos algumas dicas para ajudar no gerenciamento e controle das suas contas.

1 – ABRA CONTAS SEPARADAS

Ao invés de abrir uma única conta para suas finanças pessoais e para sua empresa, crie contas separadas; uma com CNPJ e outra como pessoa física. Assim, você poderá separar as informações como cartão de crédito ou débito e os extratos das movimentações das duas contas sem se confundir.

2 – DEFINA SEU SALÁRIO

Assim como um colaborador da empresa que presta serviços e recebe um salário fixo, estabeleça um salário para si mesmo e defina a data de retirada. Não cubra furos pessoais com o dinheiro que está designado a outros gastos da empresa. Faça você mesmo a transferência do seu salário para sua conta pessoal, sempre de forma organizada e responsável.

3 – ESTIMULE-SE

Estipular metas e objetivos é muito importante para estimular seu desenvolvimento como gestor. Um bom método é bonificar seus resultados com um bônus previamente estipulado, que poderá variar conforme o desempenho da empresa.

4 – CONHEÇA SEU FLUXO DE CAIXA

Faça dois orçamentos: o da sua casa, com despesas como água, luz, telefone e etc, baseando-se na parcela do seu salário disponível para estes gastos; e um planejamento com metas de receita superiores aos gastos à operação do negócio. Para que isto seja possível, é importante ter um fluxo de caixa contendo todas as entradas, saídas, e as contas a pagar e a receber.

5 – FAÇA UM BOM PLANEJAMENTO

Lembre-se de que alguns meses como janeiro, fevereiro e março são considerados os “meses da pindaíba”, já que terão impostos a serem pagos neste período. Planeje-se com antecedência para não deixar seu faturamento muito apertado durante este período.

6 – FUJA DOS ENDIVIDAMENTOS

Tenha uma reserva financeira para casos de emergências e mantenha-as separadas do seu faturamento mensal. Não mexa nela até que seja extremamente necessário. Assim, você garante uma margem de conforto para a sua empresa e não corre o risco de prejudicar muito o negócio caso algo saia fora do planejado.

7 – MANTENHA OS PÉS NO CHÃO

Saiba precificar seus produtos. Forme as margens em cima de conceitos que façam sentido com o seu fluxo de trabalho e que cubram os custos e as despesas do seu negócio. Lembre-se de estudar bem o seu mercado, pois de nada adianta somar valores e não saber como convertê-los em vendas.

8 – TENHA UM ESTOQUE ENXUTO

Não compre mais do que o necessário para não cair na armadilha de gerar um estoque muito complexo. Um estoque que supre as necessidades do seu negócio não é o mesmo que um estoque com exagero de produtos acumulados.

9 – COMPARE TODAS AS RECEITAS

Busque sempre as melhores taxas e feche apenas depois de comparar todas as opções, diversificando seu risco e aumentando suas chances de obter sucesso.

10 – PONDERE NECESSIDADES

Não recorra ao crédito de imediato. Dívidas fragilizam a sua empresa e podem comprometer a sua equipe no futuro.

Pensando em otimizar sua empresa, a Fazenda Contabilidade também dispõe do recurso e auxílio da consultoria financeira, que poderão, de forma simples, fazer com que todas as dicas citadas possam ser bem executadas, através do balanço gerencial. Para isto, ficamos à disposição em nossos telefones! Você também pode agendar uma visita para conhecer nossa consultoria.

 

Sobre o autor

Fazenda Contabilidade

Com mais de 40 anos de história, a Fazenda Contabilidade é uma empresa tradicional. Mas tradição não é olhar para trás e se manter preso ao passado. É ter conhecimento e segurança para que os próximos passos sejam dados com firmeza. É a história de quem sempre inovou e vai continuar inovando, para atender cada vez melhor aos seus clientes. A Fazenda é uma assessoria empresarial completa, com um time de profissionais de diversas áreas que, juntos, vão cuidar de todos os processos da sua empresa. Com a tradição de quem inova há mais de 40 anos, temos o know-how e a qualidade necessários para ser seu melhor parceiro de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This