Imposto de Renda: Como declarar moedas digitais

Imposto de Renda: Como declarar moedas digitais

O prazo para declaração de Imposto de Renda referente aos rendimentos tributáveis de 2018 vai de 7 de março a 30 de abril. Com as moedas digitais em alta, é importante saber como declará-las corretamente e não deixar que isso atrapalhe a organização dos seus assuntos fiscais.

Sendo este um cenário relativamente novo no mercado econômico, é comum que os investidores ainda não estejam completamente habituados à forma correta de efetuar a declaração. Esta não é a primeira vez em que o Bitcoin e outras moedas digitais são incluídos no IRPF, mas foi só alguns anos atrás que o número de investidores se multiplicou com tanta força.

Declaração de moedas digitais

Declarar suas moedas digitais é mais simples do que parece. Sendo este um bem equiparado aos próprios ativos financeiros, as moedas deverão ser lançadas na ficha “Bens e Direitos”, informando o valor de aquisição para lançamento.

Como as criptomoedas não possuem um órgão responsável para o devido controle de sua emissão, não existem regras legais de conversão de valores para fins tributários. Para facilitar a declaração, indicamos a posse da documentação hábil para a tributação com fácil acesso.

No ato da declaração, o valor das moedas será lançado em “Outros Bens”, com o código 99, e deverá acompanhar o devido histórico com a descrição exata da aquisição, informando:

· Data da compra;
· Quantidade;
· Valor da cotação unitária em moeda corrente nacional;
· Valor do bem será o valor da aquisição em moeda corrente nacional.

Os devidos “ganhos obtidos” com a alienação das moedas (valor alienado no mês, que seja superior a R$ 35.000,00) serão tributados e apurados pelo ganhos de capital, com alíquotas específicas para cada faixa de rendimento:

Precisa de ajuda para declarar suas moedas digitais, ou quer tirar alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com os especialistas da Fazenda Contabilidade e agende sua consultoria!

Sobre o autor

Fazenda Contabilidade

Com mais de 40 anos de história, a Fazenda Contabilidade é uma empresa tradicional. Mas tradição não é olhar para trás e se manter preso ao passado. É ter conhecimento e segurança para que os próximos passos sejam dados com firmeza. É a história de quem sempre inovou e vai continuar inovando, para atender cada vez melhor aos seus clientes. A Fazenda é uma assessoria empresarial completa, com um time de profissionais de diversas áreas que, juntos, vão cuidar de todos os processos da sua empresa. Com a tradição de quem inova há mais de 40 anos, temos o know-how e a qualidade necessários para ser seu melhor parceiro de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This