Motivação no trabalho: como ela ajuda na produtividade dos funcionários?

Motivação no trabalho: como ela ajuda na produtividade dos funcionários?

A motivação no trabalho tem o potencial de aumentar a moral dos trabalhadores, otimizar o volume de transações e construir um negócio cada vez mais lucrativo. Por outro lado, um colaborador que apenas bate o relógio de ponto, espera o tempo passar durante a jornada de trabalho e parece desmotivado o tempo todo só afetará de modo ruim a produtividade, rotatividade e satisfação do cliente.

Além disso, uma das principais questões para quem tem um funcionário desmotivado é o estresse adicional que ele proporciona nos outros membros da equipe. Uma coisa é assumir a responsabilidade de alguém que está doente ou com dificuldades de realizar seu trabalho, mas quando os funcionários ficam ressentidos por algum colaborador simplesmente se recusar a fazer suas obrigações, a situação se torna séria.

Por isso, neste post, vamos mostrar como manter a produtividade dos funcionários em alta por meio da motivação e do engajamento constante. Vamos lá?

Os problemas causados pela falta de motivação no trabalho

Como proprietário de um negócio, é frustrante quando os funcionários não têm motivação para concluir o trabalho para o qual foram contratados. Em primeiro lugar, é crucial que os líderes de RH entendam porque alguém se sentiu desmotivado.

Se seus funcionários estão passando por uma onda constante de desmotivação, é provável que a situação tenha a ver com a organização, e não com eles como indivíduos. É preciso chegar à causa do problema e avaliar fluxos de trabalho, tarefas e cultura organizacional para perceber quais melhorias devem ser feitas.

Às vezes, complicações internas, falta de mapeamento de processos e inexistência de inovação no ambiente de trabalho podem causar desmotivação nos funcionários, aumento da rotatividade e até ações trabalhistas. Problemas que não são resolvidos também comprometem a moral e o entusiasmo da equipe rapidamente. 

Os sinais da falta de motivação dos funcionários

É difícil manter a produtividade se houver ausências não programadas constantes. Por isso, é preciso manter o funcionário sempre motivado. Atraso nos projetos e falta de consistência nas equipes, por exemplo, são situações que podem reduzir a motivação dos colaboradores.

Dessa forma, a melhor maneira para detectar sinais de problemas é monitorar os hábitos e as conquistas no trabalho dos funcionários. Se um ou mais de seus colaboradores são menos produtivos do que o normal, é preciso atenção.

Além disso, os funcionários que começam a fazer pausas mais longas ou mais frequentes podem estar sentindo falta de motivação. Os indivíduos com problemas emocionais também exibem mudanças de humor, como irritação ou raiva frequente, o que gera baixa produtividade. 

Analisar essas questões é muito importante, pois quando os funcionários alcançam menos do que o esperado pela falta de vontade de trabalhar, isso afeta toda a organização.

A saída ocasional do trabalho é inevitável. No entanto, são as ausências habituais e prolongadas que afetam os negócios. Com estratégias e iniciativas adequadas, as empresas podem reduzir com sucesso o absenteísmo e incentivar um maior engajamento.

As dicas para manter a motivação de funcionários

Muitas vezes, o principal motivo de um bom desempenho é um salário mais alto, mas quase todo mundo também responde positivamente ao elogio e ao reconhecimento. Ser feliz com o trabalho parece depender de se sentir parte de uma equipe, ser valorizado e apreciado consistentemente.

Quando sua equipe não consegue encontrar a motivação para concluir tarefas básicas, adicionar mais responsabilidades ou assumir um novo projeto são provavelmente as últimas estratégias que você deveria considerar. No entanto, existem outras técnicas mais simples e efetivas. Veja algumas delas a seguir!

Estabelecimento de metas

Certifique-se de que sua visão seja fornecida como um roteiro para que seus funcionários saibam o que seguir. Uma das maneiras mais eficazes para aumentar a produtividade e a motivação é fazer um planejamento estratégico, dividindo o trabalho em uma combinação de grandes metas e objetivos.

Lembrar os grandes objetivos mantém os seus olhos na linha de chegada. Considere essas metas como os degraus individuais na escada que levam aos seus propósitos mais elevados.

Reconhecimento de bons trabalhos

O reconhecimento é extremamente importante para os colaboradores. Ele ajuda a criar uma conexão emocional entre empregador e empregado — uma parte fundamental do engajamento dos funcionários — e cumpre as necessidades básicas de estima e de pertencer a um grupo.

Além disso, a gratidão eleva o humor da pessoa ao liberar dopamina e serotonina, dois dos produtos químicos responsáveis pelo bem-estar. Assim, expressar gratidão tem o efeito de criar um ambiente calmo e seguro, permitindo que sua equipe opere em uma capacidade muito maior.

Relacionamento entre a equipe 

Nada é melhor para manter um indivíduo focado do que o sentimento de pertencer a uma equipe. Por meio do trabalho em grupo, os funcionários aprendem a confiar uns nos outros e a olhar além de si mesmos.

A competição saudável em um ambiente de trabalho, tanto no escritório quanto depois do expediente, também tem o potencial de aumentar a criatividade e a produtividade.

Treinamento e capacitação

Embora o objetivo principal de um treinamento seja fazer com que os funcionários aprendam algo novo, você também pode ajudar a melhorar a motivação deles. Todos os programas de aprendizagem exigirão esforço, esse fato deixará os colaboradores mais inclinados a mudar e melhorar.

O treinamento da equipe de vendas, por exemplo, resulta em uma melhoria na moral dos funcionários devido à redução da insatisfação e ao aumento do interesse pelo trabalho, o que leva a resultados positivos para o negócio.

Assim, todo funcionário precisa saber que ele é valorizado como indivíduo. Ninguém quer se sentir como apenas mais um na multidão, por isso certifique-se de que todos os membros de sua força de trabalho tenham a oportunidade de se expressar e fazer parte do negócio.

Incentive, ainda, os funcionários com benefícios. Melhorar a escala de trabalho e antecipar recompensas futuras tornam as rotinas de trabalho mais fáceis e engajam os trabalhadores.

Dessa forma, reconheça os sinais de que seus funcionários estão perdendo a motivação no trabalho e utilize métodos para torná-los entusiasmados, leais e produtivos. Com isso, no longo prazo, você cria equipes mais autossuficientes e aprende como trabalhar com elas e para elas.

E você, gostou das dicas de como melhorar a motivação no trabalho? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe sua mensagem nos comentários!

Sobre o autor

Fazenda Contabilidade

Com mais de 40 anos de história, a Fazenda Contabilidade é uma empresa tradicional. Mas tradição não é olhar para trás e se manter preso ao passado. É ter conhecimento e segurança para que os próximos passos sejam dados com firmeza. É a história de quem sempre inovou e vai continuar inovando, para atender cada vez melhor aos seus clientes. A Fazenda é uma assessoria empresarial completa, com um time de profissionais de diversas áreas que, juntos, vão cuidar de todos os processos da sua empresa. Com a tradição de quem inova há mais de 40 anos, temos o know-how e a qualidade necessários para ser seu melhor parceiro de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This