O que a auditoria contábil e financeira pode fazer pela gestão do seu negócio?

O que a auditoria contábil e financeira pode fazer pela gestão do seu negócio?

A auditoria contábil e financeira são ferramentas que multiplicam os resultados da empresa, asseguram a sua sobrevivência no mercado e potencializam seu desenvolvimento para garantir a competitividade perante os concorrentes.

Isso ocorre pelo fato de que os setores contábeis e financeiros são núcleos fundamentais para manutenção da saúde financeira de negócios de quaisquer ramos e tamanhos. Apesar da importância desses temas, é comum que empreendedores confundam as atuações de ambas auditorias.

Entender os conceitos e diferenças, bem como os objetivos, benefícios e limitações de cada uma dessas auditorias, trará ao negócio a ordem econômica e financeira.

Com essas informações, o gestor saberá qual dos dois serviços é adequado em cada situação e como auxiliarão o negócio. Durante a apreciação desta publicação, você encontrará todo esse conteúdo de forma detalhada. Boa leitura!

Quais os conceitos e diferenças entre auditoria contábil e financeira?

A auditoria consiste em um procedimento no qual o auditor examina, analisa, corrige e certifica as atividades desenvolvidas por uma organização relacionadas às finanças e ao seu patrimônio.

Sua finalidade é analisar se todos os processos da empresa estão de acordo com as disposições da legislação sobre o tema (legalização), como também garantir a eficácia das atividades exercidas pela empresa.

Auditoria contábil

Quanto à auditoria contábil, ela consiste na análise de documentos cuja finalidade é de averiguar e certificar os saldos contábeis, ou seja, analisa-se as contas das demonstrações contábeis e verifica se estão de acordo com a situação patrimonial, financeira e econômica da empresa.

O foco desse serviço é evitar distorções, erros, fraudes e impedir irregularidades, o que torna as informações mais concretas, seguras e transparentes. Além disso, também identifica possíveis falhas no sistema financeiro e controle interno corporativo.

O auditor faz uso de técnicos e processos que apuram a exatidão dos registros contábeis, como também avalia os controles internos da empresa auditada. Esse profissional reconhece a ocorrência de fatos que comprometem o patrimônio da entidade e informa as atitudes que sanarão esse problema.

Auditoria Financeira

Já a auditoria financeira tem o foco de aumentar o grau de confiança nas demonstrações financeiras por parte dos usuários. Nesse serviço, o responsável certifica se os montantes físicos da organização estão de acordo com os saldos registrados nos extratos emitidos por instituições bancárias ou financeiras, os registros contábeis e o controle diário de caixa.

Esse profissional também terá a responsabilidade de verificar se o capital da empresa está sendo aplicado conforme o planejamento financeiro.

Além disso, ele observa se os controles internos do departamento financeiro conseguem evitar posteriores irregularidades e fraudes. Para isso, o auditor mapeia todos os processos do departamento, como os pagamentos, conciliações, transferências etc.

Principais diferenças

Muitos estudiosos tratam os dois conceitos como se fossem o mesmo serviço, isso ocorre pelo fato de que quando as técnicas de fiscalização contábil são aplicadas corretamente, acabam englobando as da fiscalização financeira. Entretanto, os instrumentos avaliados são essencialmente distintos:

  • auditoria contábil: avaliação da adequação das demonstrações contábeis;
  • auditoria financeira: avaliação dos controles financeiros da empresa, que são tanto os contábeis quanto operacionais.

O que mais é preciso saber sobre a auditoria contábil?

Cada uma das duas auditorias segue regras diferenciadas, realiza procedimentos distintos, tem benefícios e limitações particulares. Quanto ao que é oferecido pela auditoria contábil, confira as principais vantagens do serviço às empresas e os limites de atuação do auditor.

Benefícios

Essa auditoria faz com que sejam obtidos os melhores dados sobre a real situação financeira, econômica e patrimonial da organização auditada.

O profissional realiza a fiscalização da eficiência dos controles internos da empresa, assim os registros contábeis estão alinhados com o plano real, como também dispõem de todas as informações necessárias de forma detalhada. Isso é obtido ao praticar atos como:

  • otimizar processos contábeis, na contabilização, elaboração de demonstrações, balanços e relatórios;
  • examinar a entidade, identificar e corrigir falhas na administração;
  • opinar sobre adequação das demonstrações contábeis;
  • ajustar os processos contábeis aos padrões internacionais;
  • informar o grau de solidez do patrimônio e da evolução da economia nacional.

Todas essas funcionalidades garantem uma ampla gama de benefícios como:

  • elevada segurança para todos interessados, desde acionistas, sócios, parceiros e outros;
  • maior atratividade de investimento para investidores;
  • impedimento da ocorrência de desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos;
  • contribuição para observância das leis fiscais, o que minimiza casos de penalidade que são excessivamente onerosos;
  • tomadas de decisão mais benéficas, pois assegura a veracidade das informações;
  • contribuição para o desenvolvimento da empresa, porque as finanças estarão mais fortes e equilibradas;
  • mais tranquilidade na instituição de forma generalizada, incluindo aos funcionários, pois aumenta a probabilidade de sua sobrevivência no mercado.

Limitações

Muitas vezes a empresa tem inconsistências de caráter não contábil, significa que o controle patrimonial abrange outras áreas, como a manufatura.

Isso é mais comum de ocorrer nas hipóteses em que a auditoria é realizada em projetos de baixa qualidade ou devido à regulagem deficiente de máquinas, que é um tipo de controle que foge da investigação da auditoria contábil.

O que mais é preciso saber sobre a auditoria financeira?

Apesar da auditoria financeira ser similar à contábil em determinados aspectos, ela ainda fornece qualidades diferentes, como também tem outras limitações. Entenda-as a seguir.

Benefícios

A auditoria financeira tem o foco de certificar que os saldos contábeis e os controles internos relacionados aos fornecedores, parceiros e clientes condigam com a posição real dos títulos abertos. Assim, os auditores:

  • fiscalizam e estudam controle financeiro para evitar fraudes e erros;
  • apontam falhas nos controles internos do departamento financeiro e na administração de forma geral;
  • criam barreiras para desvios de capital e bens patrimoniais, como também as saídas indevidas;
  • contribuem para observância das leis fiscais.

Os atos elencados conseguem gerar benefícios como:

  • redução do risco de arcar com penalidades da legislação fiscal;
  • garantia de maior certeza de faturamento ao impedir fraudes e desvios;
  • estabelecimento do valor real da empresa aos acionistas e investidores;
  • confirmação da situação externa da saúde financeira da instituição aos funcionários;
  • inibição de falhas futuras ao aprimorar os controles do departamento financeiro;
  • aumento das oportunidades de negócios, já que essa auditoria melhora a reputação e é um prerrequisito para obtenção de empréstimos.

Percebe-se que ela beneficia diferentes partes e alcança a empresa, seus funcionários e os terceiros interessados.

Limitações

Há acionistas que não acreditam em qualquer auditoria financeira, isso ocorre porque é possível existir fraudes nesses serviços. É fundamental que o gestor faça pesquisas profundas sobre essa operação para contratar profissionais honestos e confiáveis, assim ele aproveitará todos os benefícios listados.

Contratar os serviços de auditoria contábil e financeira contribui para o desenvolvimento saudável de qualquer empresa. Em um mercado cada vez mais concorrido, esses são recursos indispensáveis para manter a sua competitividade perante os concorrentes.

No ramo dos supermercados, é possível obter benefícios também com a automatização dos processos financeiros. Para entender melhor o tema, acesse nosso artigo que lista e explica as 8 vantagens de fazê-lo!

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This