O que é a conciliação bancária e qual sua importância? Entenda!

O que é a conciliação bancária e qual sua importância? Entenda!

Um gerenciamento inteligente está relacionado a inúmeras práticas administrativas que, quando associadas a procedimentos contábeis, garantem sucesso e crescimento ao empreendimento. Para que isso ocorra, é preciso conhecer os princípios básicos das demonstrações financeiras, como a conciliação bancária.

Para garantir que tudo seja feito de forma correta e otimizar os resultados da sua empresa, o ideal é contar com a assessoria de uma empresa experiente e capacitada para estruturar o segmento financeiro da sua empresa.

Para ajudar você nesse aspecto, explicaremos o que é conciliação bancária, a relevância que o procedimento tem para sua empresa e como deve ser feita, entre outras questões que envolvem esse assunto. Ficou interessado? Então, acompanhe!

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária é a prática de conferir os resultados dos registros contábeis do seu empreendimento com os valores que constam no extrato bancário da empresa. Na verdade, é um comparativo com a estimativa que se tinha das entradas e saída com o que de fato aconteceu no período.

O intuito é averiguar se o controle financeiro interno está sendo feito de maneira correta, assim como os lançamentos, que precisam estar em conformidade com os extratos emitidos pelo banco com o qual a empresa trabalha.

Pode parecer algo complicado quando você tem uma rede de supermercados, por exemplo, mas, se tiver um bom profissional controlando e lançando cada evento financeiro diariamente, não terá problemas em realizar a conciliação bancária na sua empresa.

Qual a importância dessa ferramenta para sua empresa?

Se analisarmos do ponto de vista financeiro, a conciliação bancária concede ao empresário o total domínio da situação monetária do seu empreendimento. É com base nisso que será possível identificar falhas e inconformidades entre os lançamentos feitos e os dados bancários.

Além disso, as empresas que conseguem manter a organização e o controle dos registros financeiros tendem a ter maior facilidade para gerar relatórios contábeis que são extremamente importantes para a gestão patrimonial do negócio. Analisando de vários aspectos, a conciliação bancária só traz benefícios, como:

  • saber o saldo disponível em suas contas;
  • afastar as chances de cometer erros por conta de fundos insuficientes na conta da empresa;
  • evitar que fornecedores e colaboradores não sejam pagos;
  • acompanhar de perto do pagamento dos clientes, evitando calote.

Como deve ser feita a conciliação bancária?

É importante que haja planejamento dos setores para definir o melhor processo para o seu tipo de negócio. A ideia inicial é contar com a ajuda da tecnologia para agilizar e facilitar a gestão financeira de empresas com volume relevante de movimentações monetárias.

O ideal é implantar os procedimentos gradativamente para encontrar eventuais problemas e desenvolver métodos para solucioná-los. Assim, a equipe estará preparada para lidar com as dificuldades e saberá como resolver cada caso.

Podemos apontar 3 etapas importantes para que o processo seja devidamente estruturado na sua empresa. São eles:

  • monitoramento do fluxo de caixa junto com extratos bancários;
  • comparação das informações internas com os lançamentos de entrada/saída;
  • correção de falhas e informações previstas.

O monitoramento do fluxo de caixa, por exemplo, é o primeiro e mais importante passo, principalmente se você é proprietário de um supermercado, que tem uma grande demanda de vendas ao longo do dia. É por esse motivo que vamos explicar melhor como funciona esse processo e qual a importância dele para o seu tipo de negócio.

Fluxo de caixa

Falando do procedimento de forma básica, o fluxo consiste em preencher e confrontar os campos de receita (faturamento) e despesa. O profissional responsável pelo setor deve pegar o valor da renda mensal e subtrair os custos do mesmo período para obter o saldo, que indicará quanto sua empresa atingiu de lucro, ou de prejuízo, em cada mês.

Os registros que sua empresa faz em papel ou por meio de planilhas vão contribuir para que você consiga visualizar todas as movimentações financeiras internas do empreendimento de forma clara.

Com base nos dados, fica mais prático compreender a capacidade pecuniária do seu empreendimento. A partir das informações obtidas, o empresário conseguirá avaliar com mais clareza e exatidão a amplitude financeira do negócio, além de poder avaliar questões fundamentais, como:

  • quanto pode investir no seu estabelecimento;
  • a estimativa de crescimento da empresa;
  • o valor do seu salário, como administrador/dono, entre outras coisas.

Organização dos documentos fiscais

A organização é outra engrenagem relevante para fazer a conciliação bancária de forma correta. Em formato eletrônico, os documentos, recebidos e enviados devem ter uma pasta específica para eles no próprio computador. Basta separá-los por competência ou fluxo de caixa. Lembrando que, quanto mais especificado, melhor fica para estruturar a parte financeira.

Mesmo que os processos sejam modernizados com o uso de um software, em algumas ocasiões a empresa lidará com notas de papel. É importante, então, ter um arquivo físico para armazená-las de forma a simplificar a busca, o controle e o lançamento das informações.

Como uma empresa de contabilidade pode ajudar sua empresa?

Precisamos entender que o trabalho de conciliação de contas é de extrema importância para qualquer empresa que deseja crescer e obter resultados significativos a longo prazo.

Por isso, colocar suas obrigações contábeis nas mãos de um profissional capacitado e experiente é a estratégia mais adequada. Atribuições relacionadas a resoluções tributárias burocráticas, anulação de falhas, conciliação bancária e também questões de relacionamento e reputação da empresa perante o Fisco, Receita Federal, Secretária de Estado e Prefeitura são sempre preocupantes em qualquer estabelecimento. 

É para cuidar de tudo isso, além de outras obrigações contábeis importantes, que uma auditoria contábil terceirizada surge no cenário. Com experiência em seu nicho de atividade, os profissionais desse setor podem oferecer serviços qualificados ao seu empreendimento, incluindo orientação para melhor atuação e assessoria personalizada. Ou seja, tudo de que um negócio precisa para prosperar.

A conciliação bancária, portanto, vai ajudar a monitorar mais de perto as finanças da sua empresa, algo especialmente importante em um segmento tão competitivo quanto o dos supermercados.

E aí, gostou de saber mais sobre a importância da conciliação bancária na gestão financeira da sua empresa? Se você tem interesse por esse tipo de conteúdo e quer ficar por dentro das principais novidades desse nicho, no Facebook!

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This