Descubra como ter organização financeira na sua empresa!

Descubra como ter organização financeira na sua empresa!

Organização financeira é um processo que deve ser buscado por todos os empresários brasileiros. Afinal, ter esse departamento devidamente organizado é o passo principal para, inicialmente, evitar perdas, bem como planejar o futuro do empreendimento.

Entretanto, a grande dúvida fica por conta de como fazer isso, ou seja, qual é a metodologia utilizada para garantir que o financeiro da empresa seja organizado e, efetivamente, proporcione benefícios ao empresário.

Neste artigo, mostraremos a importância desse processo e como implementá-lo em sua empresa. Acompanhe!

A importância da organização financeira nas empresas

Para entender a importância da organização financeira nas empresas, vamos voltar o olhar para as finanças de uma pessoa. Aquele que não cuida dessa parte de sua vida pode ter sérios problemas no presente e no futuro. Entre eles, podemos citar: alto endividamento, dificuldade para alcançar metas e objetivos, além de ser assolado frequentemente com cobranças de seus credores.

Com as empresas, portanto, funciona basicamente da mesma forma. O empresário que não cuida de suas finanças pode acabar tendo problemas para pagar suas contas mensais, ficando sob grandes chances de entrar em um nível de endividamento que, normalmente, tem a tendência de ficar cada vez maior.

Sem esse tipo de controle, nenhum dos objetivos empresariais poderá ser alcançado. Afinal, será impossível pensar em fazer investimentos com um departamento financeiro totalmente desorganizado. O empresário que faz isso, geralmente, corre grandes riscos de se afundar ainda mais em dívidas e dificuldades.

Os benefícios desse tipo de processo

Por outro lado, aquele que cuida de suas finanças e dá a devida atenção a essa parte da empresa não sofre com esse tipo de problema. Além disso, ele pode obter todos os benefícios que citaremos a seguir.

Evitar o vencimento de contas

Um dos benefícios que podem ser conquistados é evitar o vencimento de contas. Como todos os vencimentos estarão devidamente registrados, você saberá exatamente quanto precisará de recursos para arcar com todos esses valores a vencer. Assim, caso verifique que não será possível ter a quantia suficiente para cobrir os gastos, terá tempo suficiente para correr atrás do dinheiro necessário, seja lá com os sócios ou terceiros.

Controlar o endividamento

Outro ponto importante é o controle do investimento. Isso será obtido de duas formas: primeiro, evitar que as contas vençam sem pagamento e gerem juros e taxas; e, outra, fazer o controle sobre o patrimônio, evitando comprar ou investir em momentos em que as finanças da empresa estão apertadas.

Realizar investimentos

A organização financeira também possibilitará que você possa realizar investimentos em seu negócio. Como tudo estará controlado e devidamente organizado, ficará fácil saber os momentos ideais para fazer isso, evitando aplicar o dinheiro da sua empresa em investimentos que não são atrativos.

Potencializar departamento de vendas

Outro benefício interessante para quem organiza suas finanças é a possibilidade de criar mecanismos para potencializar o departamento de vendas. Com isso, será possível aumentar o seu faturamento e fomentar ainda mais o departamento financeiro, contribuindo para todos os outros benefícios que mencionamos anteriormente.

A implementação da organização financeira nas empresas

Depois de ver todos esses benefícios que a organização financeira pode proporcionar para a sua empresa, veja como implementá-la!

Controlar o fluxo de caixa

Uma das primeiras formas de fazer isso é realizando um bom controle de fluxo de caixa. Essa ferramenta é o que gerencia as entradas e saídas de recursos do seu empreendimento. Sendo assim, ela é a responsável por registrar esses dois elementos que, na verdade, são os principais de toda a organização financeira.

Separar as contas da empresa das pessoais

Um dos principais erros que os gestores — mesmo os mais experientes — cometem é fazer do caixa da empresa uma extensão de suas próprias carteiras. Assim, pagam contas particulares com os recursos do negócio. O grande problema disso tudo é que, além de enfraquecer o caixa do seu empreendimento, quem faz isso também prejudica em muito a análise de entradas e saídas.

Por exemplo, como você conseguiria conhecer o volume de despesas do negócio se, juntamente a ele, encontram-se pagamentos de gastos pessoais que não têm relação nenhuma com as operações do seu negócio?

Portanto, é fundamental que você separe bem as coisas e, para evitar gastar o dinheiro da empresa com contas pessoais, determine uma retirada mensal que seja capaz de suprir todas suas necessidades.

Ter um bom sistema de controle

Outro ponto importante é ter um bom sistema para realizar todo esse controle. Atualmente, a tecnologia possibilita uma série de ferramentas altamente avançadas, que executam o registro de todas entradas e saídas de recursos, bem como geram relatórios importantes para o controle e a organização das finanças do negócio.

Sendo assim, o sistema de controle auxiliará tanto na parte de alimentação e registro de dados, bem como em suas análises, que são fundamentais para verificar o andamento das estratégias de organização do departamento financeiro.

Contar com a ajuda de um bom serviço de contabilidade

Por fim, é fundamental que você possa contar com o apoio de uma boa assessoria contábil durante a implementação, bem como durante o funcionamento desse processo de gestão financeira. Esse tipo de prestadora de serviços fornecerá todos os insigths e as estratégias para que você possa executar todo o processo de forma otimizada, colhendo os melhores benefícios em cada uma das etapas.

Além disso, um bom serviço de contabilidade também acompanhará sua empresa ao longo da jornada para manter o departamento financeiro devidamente organizado, servindo como uma espécie de consultoria nos momentos em que você perceber que não consegue realizar determinado registro, investimento ou pagamento.

Para finalizar este artigo, podemos afirmar que a organização financeira, quando feita de forma correta, abre caminhos para que a empresa possa desenvolver-se de forma sólida, bem como consiga diminuir riscos e potencializar seus ganhos com o passar do tempo. Entretanto, para que isso ocorra, é fundamental contar com o apoio de quem realmente entende do assunto.

Portanto, se você quer saber um pouco mais sobre esse processo, convidamos a entrar em contato conosco e conversar com um de nossos especialistas. Teremos um imenso prazer em responder seus questionamentos e oferecer as melhores soluções. 

Sobre o autor

Fazenda Contabilidade

Com mais de 40 anos de história, a Fazenda Contabilidade é uma empresa tradicional. Mas tradição não é olhar para trás e se manter preso ao passado. É ter conhecimento e segurança para que os próximos passos sejam dados com firmeza. É a história de quem sempre inovou e vai continuar inovando, para atender cada vez melhor aos seus clientes. A Fazenda é uma assessoria empresarial completa, com um time de profissionais de diversas áreas que, juntos, vão cuidar de todos os processos da sua empresa. Com a tradição de quem inova há mais de 40 anos, temos o know-how e a qualidade necessários para ser seu melhor parceiro de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This