Perfil do consumidor moderno: o que mudou nos últimos anos

Perfil do consumidor moderno: o que mudou nos últimos anos

O perfil do consumidor mudou e isso não é mais segredo para ninguém! Atualmente, ele está mais informado e crítico, tem acesso a preços e produtos em todo o lugar do Brasil e até mesmo do mundo. Então, surge a pergunta: o que um estabelecimento deve fazer para atender o cliente moderno e antenado?

Neste post, mostraremos o que você pode fazer para se adaptar a essas mudanças e às novas tendências no comportamento de consumo que surgiram recentemente. Acompanhe-nos nesta leitura!

A transformação digital e seus impactos

A transformação digital foi o combustível inicial para a mudança no perfil do consumidor. Antes de ela entrar de vez na vida das pessoas, dificilmente alguém rodava várias lojas procurando produtos e preços especiais. Geralmente, os consumidores preferiam adquirir seus produtos em estabelecimentos mais próximos de sua casa.

A busca por opções mais vantajosas e de melhor qualidade podia até ocorrer, entretanto, em uma escala pequena. Afinal, a conveniência falava mais alto. A tecnologia, por sua vez, chegou e transformou não só a comunicação entre as pessoas, mas também a busca por produtos e serviços mais específicos — verdadeiras soluções para necessidades e problemas.

O novo relacionamento entre empresa e cliente

Com o tempo, a transformação digital impactou cada vez mais os hábitos de compra. Antigamente, as empresas eram quem ditavam as tendências e os gostos dos seus clientes. Com o passar do tempo, a situação se inverteu: hoje em dia, quem quer vender o seu produto ou serviço é que precisa ir até o consumidor.

Essa relação mais próxima entre o cliente e a marca acabou fazendo com que acontecesse, também, uma mudança nos perfis das empresas. Aquelas que conseguem se aproximar do público — ou seja, falar sua língua — tendem a fazer mais sucesso e conseguir melhores resultados com um determinado grupo.

A tecnologia também contribuiu para o crescimento de alguns empreendimentos. Isso porque o cliente passou a ter mais informações sobre as marcas e, consequentemente, passou a escolher aquelas que mais se adaptam ao seu perfil, aos seus padrões de compra e às suas necessidades.

O novo perfil do consumidor

Agora que você entendeu as mudanças nos hábitos de compra, principalmente em decorrência da transformação digital, é importante que você conheça cada uma das características do novo perfil do consumidor. Assim, poderá centrar todo o seu trabalho e foco para atingir essas pessoas. Veja!

Bem informado

A principal característica que você encontrará no novo consumidor é o acesso e a busca por uma grande gama de informações. Isso porque, como mencionamos, a tecnologia proporciona uma conectividade com bases de dados de todo o mundo, o que pode deixar o seu cliente sempre antenado nas novidades.

Portanto, busque atrair o público com informação de qualidade sobre seu produto ou serviço e a sua área de atuação. Dessa forma, o cliente ficará engajado e haverá uma maior conexão entre vocês, aumentando as chances de sua equipe de vendas conseguir fechar um negócio.

Por outro lado, existem aqueles que inicialmente buscam a informação no estabelecimento e, depois, procuram validar esses dados na internet. Assim, quanto mais confirmações o cliente tiver sobre o que você diz em seu estabelecimento, maior será a sua credibilidade. É preciso ter cuidado para gerar o mesmo grau de concordância.

Conectado

A conectividade é algo muito presente no perfil do consumidor da atualidade. Antes de fechar uma compra, ele busca informações em vários sites ou portais de compras online. Muitos, inclusive, deixam de adquirir produtos em estabelecimentos próximos para conseguir um bom desconto em lojas na internet.

Não é raro que e-commerces ofereçam frete grátis para determinados produtos, então a transação virtual acaba saindo vantajosa. Apesar de parecer difícil, existem algumas práticas que você pode adotar para se adequar a esse perfil de consumidor conectado.

Uma delas é a busca por preços próximos dos praticados pelo mercado online. Isso, é claro, sem prejudicar a lucratividade e a continuidade do seu negócio. Não é raro encontrar empresas que buscam preços de grandes lojas virtuais para equiparar o valor cobrado em balcão.

Confia na opinião de pessoas influentes

Outra característica muito comum no perfil do consumidor atual é a confiança na opinião de pessoas influentes. Recentemente, presenciamos o surgimento do fenômeno dos digital influencers — são personalidades que oferecem determinado conteúdo e são seguidas por milhares ou, até mesmo, milhões de usuários.

Elas costumam apresentar produtos e serviços em suas redes sociais. É consideravelmente grande o número de consumidores que adquirem itens indicados por esses influenciadores. Geralmente, a avaliação dada por eles é muito bem aceita, principalmente pelo fato de que muitos fazem testes e apresentam ao público o resultado real obtido.

Assim, surge uma outra grande oportunidade — ou desafio. A empresa que busca atingir os novos consumidores pode buscar esse tipo de estratégia. Ao contar com o apoio de digital influencers, é possível angariar mais clientes para o seu negócio e ficar um passo à frente da concorrência.

Crítico

O fato de que o consumidor dos tempos atuais leva em consideração a opinião de pessoas influentes e tem um acesso facilitado a informações significa uma coisa: ele está cada vez mais crítico! O processo de decisão de compra deixou de ser impulsivo — é baseado em pesquisas e avaliações de outros que utilizaram o produto. 

Ou seja, eles buscam uma noção real da qualidade e dos benefícios em determinada aquisição. Assim, tentar “empurrar” um produto que não atende sua necessidade, além de ser uma ação completamente infrutífera, também criará uma sensação ruim no seu cliente. Ao sentir-se perseguido, ele certamente não voltará ao seu estabelecimento.

A necessidade de adaptação

Alguns empresários preferem negligenciar essas características e continuar nos velhos e ultrapassados métodos de marketing e vendas. Quando suas empresas passam por dificuldade, a tendência é que coloquem a culpa no Governo, nos impostos, nos produtos ou até mesmo nas pessoas.

Entretanto, aqueles que conhecem bem o perfil do consumidor moderno utilizam essas mudanças para adequar suas práticas de negócio. Assim, conseguem colher resultados incríveis e se destacar da maioria dos concorrentes. A empresa consegue até reduzir custos com medidas irrelevantes, já que as estratégias se tornam mais direcionadas.

Por fim, podemos concluir que saber as características do novo perfil do consumidor é necessário para não ficar para trás. Esse conhecimento contribui para que você consiga atingir em cheio o público ideal da sua empresa, o que ajuda a aumentar o volume de vendas do seu negócio!

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