Planejamento estratégico: o que é e por que ele é importante?

Planejamento estratégico: o que é e por que ele é importante?

Você, como empresário, sabe o que é planejamento estratégico e qual a importância dele para o seu negócio?

Um bom gerenciamento está ligado a inúmeras práticas estratégicas, que, quando agregadas a procedimentos empresariais, garantem evolução e sucesso ao empreendimento. Para que isso ocorra, é necessário que o gestor compreenda as principais premissas que sucedem o planejamento estratégico.

Delineamento, adequação, organização e controle são procedimentos básicos para alcançar alguns dos principais objetivos do planejamento estratégico, como: redução de custos, otimização do tempo, progresso na comunicação interna, agilidade nos processos de decisão, dentre outros aspectos.

Porém, para atingir todos os benefícios que esse método pode oferecer, é necessário que se compreenda o que é planejamento estratégico e como ele pode ser útil na sua empresa. Para conferir algumas informações relevantes e todas as vantagens que esse método pode trazer ao seu negócio, acompanhe o nosso texto!

O que é planejamento estratégico

Trata-se de uma ferramenta que visa otimizar os resultados da empresa a médio e longo prazo, por meio de controles internos e análises minuciosas de mercado. Inicialmente, o objetivo é traçar um planejamento eficiente, respeitando os recursos disponíveis para chegar ao propósito principal da empresa.

Para entender melhor o que é planejamento estratégico, é necessário que o empresário compreenda por onde ele inicia. Podemos dizer que o plano começa a ganhar forma quando o gestor consegue responder às seguintes questões:

  • onde minha empresa está?
  • onde eu quero chegar com meu negócio?
  • como vou chegar lá?

Só será possível delinear uma estratégia benéfica e coesa a partir do momento em que você tiver a resposta para essas três perguntas.

6 motivos para agregar o planejamento estratégico na administração da sua empresa

Estabelecimento de objetivos

As tarefas que são realizadas pelo administrador variam de acordo com o tamanho do negócio e a demanda. Contudo, para compor um planejamento eficaz ao tipo de atividade da sua empresa, é preciso considerar tópicos relevantes, como objetivos e metas. Estabelecer o propósito é o passo mais importante no momento em que se traça o planejamento estratégico.

Concentre todas as energias em uma única direção. Quanto mais claro for o objetivo, mais simples se torna a tarefa do empreendedor e dos colaboradores. Para isso, defina metas mensuráveis que o negócio seja capaz de alcançar em um prazo definido, e que levem ao objetivo proposto.

Redução de custos

Quando falamos sobre o que é planejamento estratégico e seus benefícios, podemos falar sobre redução de custos também. Afinal de contas, qual empresa não tem o desejo de reduzir seus gastos?

Se bem estruturada e organizada, a empresa deixa de gastar seus recursos com processos e matérias que não estão em conformidade com o objetivo central do negócio. Baseado no planejamento estratégico, o empresário poderá reduzir seus custos e, ainda assim, ganhar a oportunidade de administrar melhor a parte financeira da empresa.

Otimização de tempo e esforço

Uma vez que o planejamento estratégico já apresenta um objetivo empresarial, fica mais fácil para o gestor administrar os setores — para que se alcance o objetivo central do negócio. Esse tipo de ação facilita a gestão do tempo e esforços, uma vez que os funcionários sabem a direção para qual andar. Dessa maneira, se reduz os esforços e o tempo dedicados a trabalhos paralelos e desnecessários para empresa naquele momento.

Aprimoramento da comunicação interna

O que é planejamento estratégico dentro do segmento da comunicação interna? Bom, quando já existe uma delineação definida, é essencial que o empresário reúna sua equipe para apresentar as novas estratégias que serão adotadas.

O intuito da ação é fazer com que todos os funcionários falem a mesma língua e caminhem para a mesma direção, pois, dessa maneira, o gestor melhora a comunicação interna e, naturalmente, os resultados do negócio. Sem comunicação, o planejamento estratégico simplesmente não funciona.

Agilidade nas tomadas de decisão

Se o plano for bem estruturado e organizado, as tomadas de decisões deixam de ser feitas de forma genérica para basear-se em informações que o planejamento estratégico trouxe.

Uma análise de investimentos, por exemplo, mostra um possível retorno da aplicação, os gastos e as características relevante sobre ele. Baseado nisso, o gestor poderá decidir se é a hora de investir em determinada aplicação ou se é melhor esperar os riscos diminuírem. Ou seja, com a estratégia adequada, o gestor ganha agilidade para tomar decisões e minimizar as chances de erros.

Identificação de ameaças e oportunidades

O que é o planejamento estratégico nós já respondemos, certo? Porém, ainda precisamos esclarecer como essa técnica é fundamental para as empresas que desejam crescer e ganhar espaço no mercado nacional.

O planejamento bem-feito ajudar o gestor a identificar grandes oportunidades em seu nicho, assim como pode mostrar ameaças e dificuldades para alcançar metas. Por isso, é importante que o plano seja feito por um profissional experiente e capacitado, para ilustrar com clareza todos os possíveis cenários que sua empresa possa vir a enfrentar.

A importância do procedimento

Onde sua empresa está? A qual lugar você deseja chegar? Essas são questões que precisam ser respondidas para criar as prioridades do seu planejamento estratégico. Viabilizar os objetivos, ordenar ações, otimizar a comunicação, acompanhar os setores e seus resultados são medidas que devem ser adotadas para que o seu negócio consiga usufruir dos benefícios da estratégia.

Além disso, o ideal é que os processos sejam desenvolvidos e acompanhados por um profissional com experiência no segmento. Para tal fim, indicamos que seja buscada a assessoria de um contador qualificado e apto para assumir a responsabilidade desse tipo de trabalho. Com estudo, conhecimento e vivência, é possível conceber a estratégia perfeita para o seu estilo negócio e para o tipo de atividade que sua empresa pratica.

Com experiência em seu nicho de operação, uma empresa confiável nesse ramo oferece serviços qualificados e eficazes ao empresário, incluindo orientações relevantes sobre estratégicas.

Gostou dessas dicas sobre o que é planejamento estratégico? Se deseja aprimorar seus conhecimentos sobre todas as questões que envolvem os setores contábeis e administrativo do seu negócio, siga conosco e leia agora o nosso post sobre como competir no mercado com grandes lojas varejistas.

Sobre o autor

Fazenda Contabilidade

Com mais de 40 anos de história, a Fazenda Contabilidade é uma empresa tradicional. Mas tradição não é olhar para trás e se manter preso ao passado. É ter conhecimento e segurança para que os próximos passos sejam dados com firmeza. É a história de quem sempre inovou e vai continuar inovando, para atender cada vez melhor aos seus clientes. A Fazenda é uma assessoria empresarial completa, com um time de profissionais de diversas áreas que, juntos, vão cuidar de todos os processos da sua empresa. Com a tradição de quem inova há mais de 40 anos, temos o know-how e a qualidade necessários para ser seu melhor parceiro de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This