Saiba as diferenças entre contabilidade gerencial e tradicional

Saiba as diferenças entre contabilidade gerencial e tradicional

Com o passar dos anos o mundo dos negócios foi evoluindo e, com ele, os serviços necessários que uma empresa necessita. Entre as centenas de atividades que temos hoje no mercado, a área contábil foi uma das que mais sofreu mutações. Com isso, testemunhamos o surgimento da contabilidade gerencial.

Você já conhece esse processo e os benefícios que ele pode proporcionar à sua empresa? Se nunca havia falar sobre esse termo, então, chegou ao lugar certo. Neste artigo, mostraremos como ele funciona e os benefícios que podem ser proporcionados ao seu empreendimento. Acompanhe!

O que é a contabilidade gerencial

Contabilidade gerencial é um processo totalmente distinto do modelo tradicional, uma vez que tem como objetivo principal a geração de informações precisas e confiáveis que podem ser utilizadas pela gestão da empresa para tomar decisões importantes que impactarão diretamente em seu resultado.

O produto do trabalho da contabilidade gerencial é a emissão de relatórios, análises e demais demonstrativos que servirão como embasamento aos processos decisórios de gestores, gerentes de departamento ou do próprio proprietário da empresa.

Nesse sentido, esse modelo de serviço inovador tem como foco principal a informação, diferentemente do convencional que busca, principalmente, o atendimento das exigências fiscais, contábeis e societárias de um negócio.

Apesar de a contabilidade gerencial manter esse foco, isso não significa que ela não atue nos pontos o que mencionamos. Além de cumprir com todas as atribuições necessárias naturais de um serviço contábil de qualidade, ela dá mais atenção e trabalha a informação em vez de atuar exclusivamente sobre o simples cumprimento de obrigações.

Quais são os benefícios da contabilidade gerencial?

Agora que você entendeu o conceito de contabilidade gerencial, vamos mostrar como esse processo funciona dentro de uma empresa e os benefícios que poderão ser conquistados ao aplicá-lo. Continue lendo!

Redução de riscos

O principal fator gerador de riscos empresariais dentro dos negócios é o fato de não existir informações e dados precisos para a formatação de processos internos, bem como outras questões relacionadas a funcionários, clientes, fornecedores e outras pessoas ligadas ao seu negócio, enfrentando problemas com todos eles com frequência .

Ao contar com a contabilidade gerencial, você poderá impedir estes riscos, pois ela atuará na formatação e gerenciamento de processos internos, possibilitando que você atenda de forma adequada todos os pontos do seu empreendimento.

Outro risco que existe dentro de uma empresa é ter problemas com órgãos tributantes e de regulamentação das normas do trabalho. Nesse sentido, a contabilidade gerencial é capaz de otimizar a área fiscal e trabalhista da sua empresa, além de garantir o perfeito cumprimento da legislação aplicável a ela, evitando possíveis autuações advindas de fiscalizações.

Facilidade na tomada de decisões

A geração de dados e informações é um ponto forte, bem como principal fator que diferencia a contabilidade gerencial do modelo tradicional. Com isso, conseguimos obter um grande benefício desse tipo de serviço, ou seja, a facilidade no processo decisório.

Ao analisar dados precisos sobre determinados pontos de sua empresa, o gestor terá uma visão mais ampla de todos os seus elementos, podendo, dessa forma, basear suas decisões nessas informações e tornando suas deliberações mais precisas e detalhadas.

Eficiência dos processos

A contabilidade gerencial também afetará diretamente os processos executados dentro de sua empresa. Isso porque será necessário avaliar todos eles separadamente e criar procedimentos capazes de fornecer todas as informações necessárias para a perfeita execução desse serviço diferenciado.

Nesse sentido, a sua contabilidade gerencial realizará a formatação de novos processos, buscando sempre a eficiência, rapidez e, principalmente, qualidade nos dados e informações gerados a partir deles.

Gerenciamento de indicadores

Outro grande benefício percebido ao aplicar a contabilidade gerencial em um negócio, é a análise e o gerenciamento de indicadores que traduzem dados importantes de uma empresa. Esses elementos são capazes de demonstrar a sua capacidade financeira, bem como seu potencial de geração de resultados.

Previsão dos controles financeiros

Com a contabilidade gerencial você também terá mais previsão e controle sobre os movimentos financeiros realizados em sua empresa. Isso será possível graças à melhoria no fornecimento de informações e dados das mais diversas áreas do seu empreendimento que, inevitavelmente, passam pelo departamento financeiro, seja para fazer um pagamento ou recebimento.

Planejamento orçamentário

A contabilidade gerencial também auxiliará a gestão da empresa na elaboração do planejamento orçamentário. Como esse setor é detentor de muitas informações sobre a questão estrutural, patrimonial, tributária e financeira, ela também fornecerá instrumentos necessários para consolidação dessa ferramenta tão importante para gestão de um empreendimento.

Como migrar do modelo tradicional para a contabilidade gerencial?

Depois de ter conferido todos os benefícios que a contabilidade gerencial pode proporcionar ao seu negócio, a pergunta que fica no ar é a seguinte: como migrar do modelo tradicional para este mais avançado? Para fazer isso, a primeira ação que você precisa executar é contratar uma empresa especializada esse tipo de serviço.

Acredite, apesar de haver alguma semelhança, o trabalho realizado por uma prestadora de serviços contábeis gerenciais pode ser substancialmente diferente daqueles que são executados no formato tradicional.

Além disso, essas empresas nem sempre estão equipadas o suficiente — seja em termos de profissionais qualificados e ferramentas tecnológicas — para fornecer o serviço que você precisa e gerar as informações que proporcionarão todos os benefícios que mencionamos nos tópicos anteriores.

Sendo assim, antes de contratar uma empresa para prestar serviços de contabilidade gerencial é necessário verificar se ela proporciona os diferenciais que vamos listar abaixo:

  • consultoria financeira;

  • planejamento estratégico e, principalmente, o tributário;

  • consultoria em recursos humanos;

  • formatação de processos;

  • marketing e publicidade;

  • assistência técnica em TI.

Além disso, é muito importante que você busque no mercado empresas com credibilidade, que atuem dessa forma há bastante tempo e tenham clientes que usam os serviços e têm resultados com eles. Outro detalhe que precisa ser observado nessa transição são os canais de atendimento e suporte que será oferecido durante a prestação desse serviço.

Por fim, você pode perceber que a contabilidade gerencial é um processo inovador e integrado que visa — além do cumprimento de todas as obrigações fiscais, trabalhistas e societárias — a prestação de informações e insights preciosos para serem utilizados no processo decisório, sendo essa a finalidade essencial do serviço contábil que uma empresa contrata.

Gostou deste artigo? Quer conhecer mais sobre a nossa empresa? Então, confira nosso site e veja as possibilidades e soluções que temos disponíveis para seu negócio.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This