Conheça a importância da segurança digital para sua empresa!

Conheça a importância da segurança digital para sua empresa!

Apesar de a tecnologia ter proporcionado uma série de benefícios que, efetivamente, são extremamente interessantes para as empresas, ela também trouxe outros problemas que fizeram com que os empresários passassem a considerar o investimento em segurança digital.

Afinal, nas ferramentas digitais, são inseridas informações importantes e, em muitos casos, sigilosas de uma empresa. Esses dados podem estar vulneráveis a ataques de hackers que, diariamente, estão procurando computadores sem proteção para cometer seus crimes e prejudicar um empreendimento.

Neste artigo, mostraremos o quão importante é o investimento em segurança digital e as principais formas de se fazer isso. Acompanhe!

O que é segurança digital?

Antes de qualquer coisa, precisamos definir, de fato, o que é a segurança digital. Levando em conta que estamos discutindo sobre a questão empresarial, o termo se refere às medidas e ferramentas aplicadas para proteger todas as informações e os dados que pertencem a uma empresa ou estão de posse dela.

Sendo assim, essa proteção atinge as informações básicas da empresa – tais como livros digitais, extratos bancários, balanços – e demais relatórios de gestão, como os que são confiados à sua empresa – por exemplo, dados de clientes, fornecedores, funcionários, entre outros. Os métodos de proteção possibilitam, inclusive, uma blindagem em softwares desenvolvidos ou utilizados pela empresa.

Assim, a segurança digital não protege apenas o negócio das possíveis ameaças externas, mas também o seu negócio quanto a vazamento de dados confidenciais e outras adversidades que possam ter origem dentro dela.

Por que ela é importante?

Agora, mostraremos o porquê ela é tão importante. Para você ter uma ideia disso que estamos discutindo, em um levantamento executado pela Global Marketing Insights, em 2017, os ciberataques aumentaram cerca de 40%. A média de ataques mensais, traduzida em números, foi de assustadores 1,2 milhões a cada mês.

Esses dados extremamente alarmantes já são suficientes para você entender, de fato, o porquê é tão importante investir na tecnologia para segurança de dados, adquirindo ferramentas eficientes que possibilitem essa blindagem e deixem sua empresa longe desses hackers.

Muitos empresários que necessitam de uma alocação física para desenvolver suas atividades empresariais, naturalmente, contratam profissionais da segurança para garantir a proteção do seu estabelecimento. A questão dos dados deve funcionar da mesma forma. Você precisa contar com o apoio de ferramentas tecnológicas que possibilitem essa blindagem, independentemente de o seu negócio existir no mundo físico ou no digital.

Quando uma empresa adota as ferramentas necessárias para manter a segurança digital do seu negócio, certamente conquistará mais credibilidade perante o seu mercado como um todo, aumentando a confiança de seus clientes em fornecer seus próprios dados pessoais, tais como: documentos, cartões de crédito, dados bancários, entre outros.

Por que investir em segurança digital?

Muitos empresários tendem a enxergar esse tipo de gasto como um custo ou uma despesa, e não um investimento. Alguns só conseguem entender a importância dele no momento em que são atacados e se veem frente à necessidade de pagar um resgate para que tenham a possibilidade de recuperar seus dados sequestrados.

Outros sequer têm essa oportunidade e já perdem todos os seus dados, tendo que arcar com os prejuízos severos que você já conhece. Portanto, evitar esse tipo de problema pode ser, claramente, entendido como um grande e valioso investimento.

Obviamente, você não verá um retorno financeiro programado que seja possível de ser mensurado e estudado. No entanto, o nível de segurança que sua empresa obterá chega a ser um retorno altamente viável, tendo em vista que evitará as perdas financeiras que geralmente prejudicam em muito o seu negócio, bem como outros problemas que isso pode causar.

Perder dados de seus clientes, por exemplo, é até mais prejudicial que o prejuízo financeiro. Afinal, esse infortúnio tem grandes chances de ensejar reclamações judiciais que chegam a se converter em indenizações e ainda mais custos, além de bloqueios e outras sanções.

Sendo assim, se você enxerga o gasto com segurança digital como um custo ou uma despesa, comece a mudar essa visão e passe a considerá-lo como um grande investimento para a sua empresa.

Qual é a relação entre assinatura e segurança digitais?

Não é novidade para ninguém que as empresas estão adotando a tecnologia em muitos dos seus processos e, consequentemente, necessitam ainda mais da segurança digital. Para tanto, existem diversas tecnologias para isso, porém uma merece destaque muito especial pelo seu altíssimo nível de confiabilidade e, obviamente, segurança: a assinatura digital.

Outra utilização muito comum da assinatura digital, e que tem relação com a segurança de dados, é no processo de transmissão de obrigações acessórias para os órgãos de tributação. Eles necessitam desse tipo de ferramenta para ser transmitidos. Assim, todos esses dados que circulam pela internet no momento do envio ficam devidamente assegurados até chegar à posse dos auditores que receberão o documento.

Essa ferramenta visa, principalmente, a assinar documentos de forma digital e garantir que eles tenham a mesma validade jurídica que uma assinatura manual feita em um documento físico. Ela substitui esse tipo de procedimento, o que acaba gerando uma economia maior de recursos, como papéis, tinta de impressora e, o mais importante, espaços para armazenamento.

A assinatura digital pode ser executada com uma ferramenta conhecida como certificado digital. Ele também pode ser utilizado para acessar contas bancárias com segurança por meio da internet, bem como ter acesso a portais do governo e, até mesmo, sistemas de gestão ou armazenamento de arquivos na nuvem.

A assinatura digital também é usada na gestão de seus documentos fiscais eletrônicos, podendo baixar arquivos XML perdidos, assim como DANFES de algumas notas fiscais.

Como você pôde perceber, a segurança digital é fundamental para manter o seu negócio sempre seguro, evitando os mencionados ciberataques que prejudicam tanto o funcionamento da empresa, além de suas próprias finanças e do gerenciamento como um todo.

Se você gostou destas informações que trouxemos neste post e quer continuar aprendendo sobre outros assuntos para o seu negócio, além de conhecer todas as novidades do nosso blog, assine nossa newsletter para não perder nenhuma nova postagem!

Sobre o autor

Fazenda Contabilidade

Com mais de 40 anos de história, a Fazenda Contabilidade é uma empresa tradicional. Mas tradição não é olhar para trás e se manter preso ao passado. É ter conhecimento e segurança para que os próximos passos sejam dados com firmeza. É a história de quem sempre inovou e vai continuar inovando, para atender cada vez melhor aos seus clientes. A Fazenda é uma assessoria empresarial completa, com um time de profissionais de diversas áreas que, juntos, vão cuidar de todos os processos da sua empresa. Com a tradição de quem inova há mais de 40 anos, temos o know-how e a qualidade necessários para ser seu melhor parceiro de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This