Seu mercado também deve estar na internet!

Seu mercado também deve estar na internet!

Há mais de 80 anos, em 1930, o empresário americano Michael Cullen teve uma ideia genial: ele comprou um galpão industrial, modificou o local para vender produtos e comidas e deixou que as próprias pessoas escolhessem o que queriam levar para casa. E, assim, nasceu o primeiro mercado registrado do mundo, o King Kullen.

Hoje, 89 anos depois, muita coisa mudou. Mercados, supermercados e hipermercados estão em todos os lugares e cidades do mundo! O trabalho com varejo é um dos mais tradicionais da história, mercados costumam ser negócios promissores em vários locais, já que atendem uma população grande.

Números do setor surpreendem

Os números do setor supermercadista têm se destacado nos últimos anos: em 2017, o setor faturou “apenas” R$ 353,2 bilhões, um crescimento de 4,3% na comparação com 2016; em 2018 o resultado foi novamente positivo, fechando o ano com 2,07% de crescimento real em comparação com 2017. Já para 2019, a previsão é de 3%. 

Além de estar crescendo constantemente, o setor também está se adaptando às mudanças que o mercado sofre. Por exemplo, os supermercados começaram a mudar seus investimentos em mídias, cortaram campanhas na TV e aumentaram o investimento na comunicação nas redes sociais e na comunicação visual da lojas. Ademais, um estudo da Apas mostra 15% dos brasileiros já fazem compras de supermercado de forma online e que 30% dos supermercadistas pretendem investir em vendas online em breve.

Embora o setor supermercadista seja o que mais cresce, ele também é um dos mais competitivos. É só sair dar uma volta pelo seu bairro e contar quantos mercados tem lá para chegar à essa conclusão. Todos os dias os mercados estão competindo entre si em relação a preços, produtos, promoções e o mais importante de todos: a atenção do cliente. 

Por isso, é muito importante para uma rede de mercados conseguir se destacar de alguma forma no meio de tantas opções. E não é possível fazer isto sem estar onde o público está hoje: a internet. O comportamento do consumidor e a forma de consumir mudaram e a internet é uma das grandes responsáveis. Se o público pesquisa antes de comprar qualquer produto, por que ele não procuraria por supermercados também? 

Portanto, se você é dono de um mercado e não trabalha sua marca na internet, saiba que você está dando um tiro no próprio pé! Neste texto você irá descobrir a importância de fortalecer seu negócio na internet e como fazer isso de forma eficiente! Então, se você se interessou, continue com a gente!

Por que seu mercado deve estar presente digitalmente?

Você tem duas opções: não usar a internet e deixar que isso prejudique seu negócio ou usar a internet e fazer com que isso alavanque seu negócio. Qual você irá escolher? É aquela frase clichê, mas é verdade: quem não é visto, não é lembrado. Se você não estiver marcando presença, você está dando chances para seus concorrentes. 

Obrigatoriamente, não é preciso ter uma loja virtual para estar presente na internet. Você pode marcar presença através de um bom site, um blog, perfis nas redes sociais, newsletter, etc. A pesquisa Social Midia Trends, de 2017, mostrou que 92% das empresas já usam as mídias sociais como parte de sua estratégia. Os motivos para tal são: visibilidade online e a interação com o público.

Além disso, os empresários constataram alguns dos principais benefícios ao aderirem à estratégia: divulgação da marca, 77,4%; engajamento com a audiência, 63,2%; aumento de tráfego no blog/site, 50,3%; elevação das vendas e do número de clientes, 48,5%.

Por que implementar o marketing digital em seu mercado?

Além destes belos números, adotar uma estratégia digital pode ser muito vantajoso para o seu negócio, economicamente e estrategicamente falando! O marketing digital faz uso de soluções acessíveis para negócios de todos os tamanhos, ainda mais para empresas com alta demanda de divulgação de informações, como é o caso dos mercados. 

Investir em marketing digital será mais barato do que qualquer outro meio: tv rádio, revista, jornal, etc; as plataformas digitais oferecem melhores resultados com menores custos. Por exemplo, você pode divulgar uma promoção impulsionando uma postagem com apenas R$10! As vantagens continuam: na internet, o alcance é muito mais amplo e segmentado. Você consegue atingir exatamente o público que quer em uma escala muito maior. O Facebook, Instagram e Google ADS, por exemplo, permitem que você anuncie com flexibilidade, de acordo com seu orçamento e objetivo. 

Se você já andava pensando em como inovar seu negócio, lhe demos alguns ótimos motivos. Agora lhe daremos alguns passos e dicas de como implementar as estratégias digitais em seu mercado.

Comece pelo começo

Sabemos que a vontade de crescer e vender é grande, mas não se pode ir com muita sede ao pote! Antes de tudo, é preciso realizar alguns passos para que sua estratégia de marketing digital seja eficiente e bem estruturada. O primeiro passo é criar o plano de marketing do seu negócio. 

Para começar, crie ou identifique a missão e visão do seu mercado; você precisa entender quais necessidades do público seu mercado atende. Sabendo isso, você descobre a melhor maneira de divulgar e comunicar sua marca. Por segundo, defina e estude seu público alvo; conheça o nicho e a região onde você está inserido, para, assim, saber para quem você realmente deve vender e como chegar nesse consumidor. Outro passo importante a se realizar é a análise SWOT: definir as forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) do seu negócio.

Não esqueça de estabelecer um posicionamento para a sua empresa também, isto é, como você quer que ela seja vista pelos seus consumidores. Isto ajudará a guiar suas estratégias e linha de comunicação. Depois disso tudo, estabeleça os objetivos e metas do seu estabelecimento, pois, se você não definir nada, não há como chegar a lugar algum. Por último, pense e defina como serão suas estratégias, pois é através delas que você conquistará seus objetivos!

Hora da ação?

Depois de todos estes passos, é hora de botar a mão na massa. Então, faça-se presente na internet! Crie a página do seu mercado nas redes sociais, crie ou atualize o site do seu negócio e procure por outras soluções digitais. A seguir, confira algumas dicas de como agir na internet: 

 

  • Ao entrar nas plataformas, alimente-as regularmente. Crie um cronograma de postagens e divulgue seus produtos e promoções, se aproveite de datas comemorativas para criar posts e promoções personalizadas. Você até pode se aproveitar dos memes (piadas) do momento para criar posts mais engraçados para que seus consumidores online interajam com você! 
  • O seu conteúdo não pode ser apenas comercial, isto cansa os consumidores. Além de divulgar seu mercado, compartilhe conteúdos relevantes e pertinentes ao seu nicho, como, por exemplo, divulgar receitas com os produtos do seu mercado; dicas de casa e produtos, informações que interessem o consumidor, vídeos e por aí vai. Uma boa estratégia é humanizar o seu negócio, isto é, mostrar os bastidores do seu mercado. Mostre os funcionários e o que eles fazem, mostre o dia a dia do estabelecimento, o cafézinho da tarde, etc. Além de criar uma proximidade com o seu público alvo, os consumidores também amam conhecer quem faz tudo acontecer atrás das prateleiras.
  • Não esqueça de divulgar os diferenciais do seu estabelecimento, isso gera autoridade, valor e atrai os clientes. Preços baixos, boa localização, estacionamento, descontos, entrega gratuita e tudo mais devem ser divulgados e exaltados. 
  • Comunique-se e relacione-se com seus clientes, as pessoas amam se sentir queridas e importantes! Crie promoções exclusivas para eles, por exemplo: “tire print deste post e ganhe X% de desconto no produto tal” ou “marque seus amigos no comentário e concorra a tal produto”. Isso ajuda a fidelizar os clientes antigos e atrair os novos. 
  • Não esqueça de impulsionar suas publicações! Com valores pequenos você pode fazer seus produtos e promoções chegarem mais longe, na hora que você quiser e para o público você definir! Outra boa estratégia para chegar em mais consumidores na internet é investir em Google ADS e SEO. Pois grande parte das pessoas pesquisa “supermercados perto de mim” antes de fazer compras e recebem recomendações de lojas próximas. Se o seu mercado estiver na primeira página de pesquisa, atrairá a atenção de muitos desses clientes.
  • O whatsapp não serve só para fakenews e memes, não! Você também pode adotar uma estratégia pelo aplicativo, como, por exemplo, criar uma lista de transmissão e enviar as promoções diárias, os produtos que chegaram, as novidades e por aí vai. É uma ótima forma de fidelizar clientes!
  • Uma das coisas mais importantes que você não pode esquecer ao adotar todas essas estratégias: SEMPRE monitore e analise seus resultados! É através deles que você saberá o que dá e não dá certo, definirá próximas estratégias e saberá como seu negócio está indo!

Não fique para trás

Como foi possível ver no texto, o setor supermercadista, os consumidores e a forma de se comunicar mudaram, e quem não se adapta tem riscos de até perder o seu mercado. Portanto, o marketing digital, hoje, é a melhor estratégia para vender, divulgar, se destacar, atrair, fortalecer o relacionamento com clientes e espalhar suas ofertas e promoções.

Não deixe seu negócio parar! Além de serviços contábeis e empresariais, a Fazenda Contabilidade também conta com serviços de marketing e publicidade! Em parceria com a Motion Publicidade, a Fazenda oferece aos aos seus clientes serviços como: criação de sites, gestão de mídias sociais, produção e edição de vídeo, gestão de marca, e consultoria e planejamento estratégico de marketing. Conte com a gente para divulgar seu mercado e atrair mais clientes de maneira efetiva.

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