Supermercados Gabi – uma história de esforço e muitos finais de semana sem folga!

Supermercados Gabi – uma história de esforço e muitos finais de semana sem folga!

Conquistas… Quando você pensa sobre este assunto, o que vem em mente? Sorte e acaso ou esforço e dedicação?

Conhecemos algumas histórias de pessoas, e até amigos, que “conquistaram” muitas coisas sem muito esforço ou vontade. A vida tem dessas as vezes… Mas fica a pergunta: que graça tem? Felizmente, a história de hoje não é de sorte e sim de foco, postura e determinação!

A história de Mauro Cesar Lubke, hoje com 41 anos e dono do Supermercado Gabi, localizados em Fazenda Rio Grande, começou cedo. Nascido em Curitiba, desde os 7 anos Mauro já ajudava no bar que seu pai gerenciava, ficando no balcão atendendo os clientes do estabelecimento. Aos 11 anos, se mudou para Fazenda Rio Grande, cidade que chama de lar até os dias de hoje.

Ao se mudar para a região metropolitana de Curitiba, a família Lubke iniciou suas atividades com o ramo da mercearia e Mauro estava lá fazendo sua parte. Certamente, foi nessa época que ele aprendeu lições como dedicação, esforço e paciência, pois ele nos conta que nessa época ele e seu pai trabalhavam, praticamente, todos os dias, não havia fins de semana livres. Na época, para uma criança de 11 anos, alguns dias podiam parecer intermináveis e Mauro pode ter se sentido assim algumas vezes, não há problema nisso. Mas os frutos dessa época, com certeza, ele colhe até hoje!

Depois de muitas semanas e fins de semana trabalhando, a família Lubke conseguiu abrir seu primeiro supermercado, no qual Mauro continuou colocando todo seu amor e suor. Sua juventude sempre foi muito corrida por conta do trabalho, mas Mauro conseguia achar um tempo para cuidar de si mesmo também. Tirava um tempo para praticar seu hobby favorito, a pescaria, e também para se dedicar aos estudos – teve a oportunidade de realizar seu segundo grau em um colégio particular, o Bagozzi, e também se formou em processamento de dados!

Aos 21 anos trabalhou por 6 meses como motorista de caminhão e foi uma experiência que lhe trouxe vários aprendizados para a vida! Mauro conta que o início foi desafiador e complicado, mas como sempre se espelhou em seu pai e aprendeu, quando novo, lições sobre persistência e dedicação, ele enfrentou o desafio de cabeça erguida! Na época, o Brasil enfrentava uma de suas maiores crises e Mauro não possuía capital suficiente para abrir o negócio, então ele foi atrás de soluções. Primeiro, conseguiu emprestar o CNPJ de seu pai e por segundo, conversou com alguns de seus fornecedores, que já eram parceiros há tempos, e conseguiu um limite de crédito com eles. Mas foi aos 26 anos que começou a colher os frutos da sua juventude trabalhadora: logo após se casar, a oportunidade de renovar a loja apareceu e ele a abraçou: assumiu o desafio e começou tudo do zero!  

Por 7 anos Mauro ajudou a comandar o Supermercado Lubke no bairro Iguaçu, em Fazenda Rio Grande, mas a loja foi repaginada e a chance de expandir os negócios cresceu junto com a força de vontade. Inaugurando o mercado em um novo bairro, Mauro sentiu que também era hora de se renovar. Então, como uma homenagem (bem diferente e criativa, por sinal) à sua pequena filha, ele criou o Supermercado Gabi!

Com sua perseverança e, também, com a ajuda de quem acreditava nele, Mauro conseguiu viabilizar e tirar seu sonho do papel! A empresa que, no início, contava com apenas 8 funcionários, hoje conta 39 colaboradores, no total, e vive sua melhor fase, até então. Mauro nos conta que para ele é muito gratificante e que está muito feliz em ser dono do seu próprio supermercado, pois foram anos de trabalho e dedicação para chegar onde está!

Ele conta que desde que o Supermercado Gabi abriu suas portas houve sucesso e crescimento contínuo, mas dois acontecimentos também foram importantíssimos para este crescimento: 4 anos atrás o seu quadro de funcionários era baixo e a rotatividade era alta, afetando o lucro do mercado e fazendo com que Mauro assumisse diversas funções, como a administração, as compras do estoque e também o RH do mercado. Ele começou a se sentir sobrecarregado, então tomou a decisão de começar a delegar cargos em cada setor e de contratar novos colaboradores para o mercado.

Ao mesmo tempo em que isto acontecia, Mauro também começou a ter dificuldades com a parte financeira e os impostos pagos pelo supermercado. Foi neste momento que indicaram a Fazenda Contabilidade e ele fechou parceria com o escritório, também tradicional de Fazenda Rio Grande. Além de cuidar do financeiro do mercado, conseguindo enquadrar a empresa no regime de Lucro Real, a Fazenda Contabilidade também começou a tomar conta do RH do mercado. Junto de Mauro, realizaram um planejamento estratégico que mudou por completo o empreendimento e o rumo dos negócios.

Mauro nos conta que agora seu dia a dia é mais tranquilo devido às contratações de pessoas certas e também à parceria com a Fazenda Contabilidade. Hoje ele consegue aproveitar muito mais as suas duas famílias: sua esposa e 2 filhos, e a família que criou no Supermercado Gabi! Mauro também está muito confiante quanto ao futuro do supermercado e já está planejando aumentar a loja que tem e há planos para criar uma segunda sede também. Ele acredita que a rede tem de tudo para decolar ainda mais nos próximos anos!

Mauro deixa uma mensagem para os novos empreendedores e empreendedoras: “Muitos falam ‘o fulano tem é sorte’, mas não, não é assim! Os resultados vêm em cima de muito trabalho, mesmo que você tenha que trabalhar alguns finais de semana e enfrentar diversos desafios, não desanimem no primeiro obstáculo! Persista, acredita, foque e seja a base do seu resultado!”

Muito obrigado, Mauro, por sua história e pela inspiração!

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner

Share This